Com a proposta de aproximar os municípios do Governo do Estado, o superintendente regional de saúde de Coronel Fabriciano, Wagner Barbalho, visitou as secretárias municipais de saúde de Mesquita e Joanésia, Denise Adriana Dutra e Rosa Alves Lage, respectivamente. Em cada umas das cidades, o superintendente regional reafirmou o compromisso do governador Fernando Pimentel em auxiliar todas as prefeituras em suas demandas mais urgentes.
No que se refere à saúde, Wagner Barbalho conheceu as estruturas das unidades básicas de ambos os municípios e se aproximou da realidade de cada uma delas. “É preciso saber o que os municípios têm a nos dizer e visitando cada um deles facilita nossa interlocução com o secretário estadual de saúde (Fausto Pereira dos Santos). Sabemos das necessidades de cada um e podemos afirmar que esse redesenho da saúde em Minas vai recolocar o Estado no eixo”, garantiu o superintendente.
Em Mesquita, município com pouco mais de sete mil habitantes, Wagner Barbalho se reuniu com o prefeito José Fábio de Oliveira, o Fabinho, conheceu os esforços do administrador municipal, as demandas da farmácia popular e os investimentos na atenção primária. Ao lado da secretária de saúde, Denise Dutra, reforçou a necessidade de participação de todos para colocarem os planos do Governo do Estado em ação em cada município. “Estamos em um momento de tomada de decisões e de fazer os planos andarem. Por isso a importância de caminharmos juntos dos gestores municipais”, destacou Barbalho.
Em Joanésia, município com pouco mais de seis mil habitantes, o encontro com a secretária municipal de saúde, Rosa Lage, serviu para alinhar as políticas públicas com o orçamento do Estado para a área. “O governo vai definir as regiões de saúde em toda Minas Gerais e a participação conjunta e macrorregional de todos os gestores deve nortear as ações. Não podemos pensar isoladamente sendo que o novo desenho do Estado trabalha sempre de forma regional. Certamente todos serão beneficiados com essa nova mentalidade”, salientou o superintendente.
Autor: Roberto Bertozi