Vigilância Sanitária e Anvisa promovem curso de capacitação para inspeções de gases medicinais

Imagem

Entre os dias 03 e 07 de agosto acontece em Belo Horizonte, na Cidade Administrativa, o curso de Capacitação de Inspetores em Estabelecimentos Fabricantes de Gases Medicinais. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Vigilância Sanitária, com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O curso tem como objetivo qualificar fiscais para realização de inspeções nas fábricas de gases medicinais, além de avaliar as condições de produção e a qualidade de armazenamento desses produtos. 

Em cinco dias de palestras e uma visita a uma empresa, o participante terá a oportunidade de acompanhar o processo de fabricação e armazenamento do produto e conhecer as condições necessárias para armazenamento e manejo do produto. 

Foto: Paula Gargiulo

De acordo com o Diretor de Vigilância Sanitária em Medicamentos e congêneres da SES-MG, Alessandro de Souza Melo, esse curso é importante para que os fiscais sanitários estejam capacitados para realizar inspeção nos fabricantes de gases medicinais, de forma a avaliar se os fabricantes tem condições de produzir gases que possuam a qualidade adequada para uso na área da saúde. “Além da capacitação das autoridades sanitárias do estado de MG, estamos contribuindo com a formação de fiscais de outros estados, da Anvisa, bem como das próprias indústrias”, ressaltou. 

Gases medicinais 

Os gases medicinais, como o oxigênio (O2) e o óxido nitroso (N2O) são utilizados em hospitais para o abastecimento de equipamentos que proporcionam respiração artificial, reposição de oxigênio, anestesia e podem, ainda, auxiliar no tratamento de infecções respiratórias graves. Por esse motivo, devem estar armazenados adequadamente e ter fácil acesso nos leitos e quartos de hospitais e clínicas médicas. 

 

 

Autor: Paula Gargiulo

Rolar para cima