O auditório da Superintendência Regional de Saúde (SRS) Varginha recebeu, nos dias 27 e 28 de agosto, técnicos das Vigilâncias Sanitárias municipais para capacitação sobre inspeções sanitárias em Laboratórios Clínicos e Postos de Coleta laboratorial. A capacitação, oferecida pelo Núcleo de Vigilância Sanitária da SRS Varginha, teve como palestrante o farmacêutico e Autoridade Sanitária, Paulo Pazotti.
Para embasar as discussões acerca do tema, foram utilizadas as RDCs 63, de 2011 – que aborda as boas práticas nos serviços de saúde – e a 302, de 2005, que define os requisitos para funcionamento de laboratórios clínicos e postos de coleta públicos e privados, que realizam exames de patologia ou análises clínicas e citologia.
O risco sanitário, infraestrutura física de um laboratório, identificação e controle de equipamentos e normas para controle de qualidade foram temas de discussão e relatos por parte dos profissionais presentes. O código sanitário também foi um assunto que levou a questionamentos, já que alguns municípios ainda não possuam um código próprio. Para estes, Paulo orientou que seja seguido o Código Sanitário Estadual para respaldo das ações realizadas nas inspeções, além de orientar para a contínua documentação das ações como forma comprobatória e formalizada de trabalho.
Paulo destacou, ao final da capacitação, que a “participação dos técnicos é de fundamental importância para a estruturação e valorização das Vigilâncias Sanitárias Municipais”.
Autor: Tânia Corrêa