Regional de Barbacena promove Oficina de Saúde do Trabalhador

O Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Barbacena promoveu, entre os dias 21 e 24 de setembro, a Oficina de Organização das Práticas em Saúde do Trabalhador para referências técnicas dos municípios de abrangência da SRS.

De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SRS Barbacena, Silvania Roman, o objetivo da oficina foi capacitar as recém-chegadas referências técnicas municipais em Saúde do Trabalhador e atualizar as demais referências com o objetivo de subsidiar a implantação e implementação das ações de vigilância em saúde do trabalhador nos municípios. Esse trabalho é feito, segundo Silvania, considerando a diversidade das atividades produtivas desenvolvidas no território, os riscos e perigos à saúde desses trabalhadores, e objetiva ainda qualificar a identificação dos acidentes graves, identificar o trabalho infantil e, na ocorrência do acidente de transporte com carga perigosa, identificar os trabalhadores envolvidos.

Na ocasião as referências técnicas municipais tiveram a oportunidade de realização de leituras sobre o tema, atividades, bem como compartilhar reflexões e conhecimentos sobre a organização das práticas de saúde do trabalhador, visando um movimento de educação permanente para a constante produção de mudanças e melhorias nas práticas relacionadas à essa política de saúde.

Política de Saúde do Trabalhador

Para o Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhador é toda pessoa que exerce uma atividade para sustento próprio ou de sua família e recebe salário, trabalha por conta própria ou como empregado, empregador, estagiário, aprendiz e, ainda, os que estão involuntariamente fora do mercado de trabalho como os desempregados e aposentados. Logo, todas essas pessoas podem apresentar problemas de saúde provocados pelo trabalho que exercem ou já exerceram.

A política de Saúde do Trabalhador tem como objetivo a promoção e proteção da saúde do trabalhador, por meio do desenvolvimento das ações de vigilância dos riscos presentes nos ambientes e condições de trabalho, bem como a organização e a prestação da assistência aos trabalhadores, compreendendo procedimentos de diagnóstico, tratamento e reabilitação de forma integrada, no SUS.

Os locais de referência para atendimento aos trabalhadores são os CEREST’s regionais. O município de Barbacena possui uma unidade do CEREST para atendimento a todos os trabalhadores da região que necessitem de atenção na questão de saúde do trabalho relacionadas a ações de promoção, prevenção, proteção e vigilância.

Autor: Priscila Rezende

Rolar para cima