A Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares (SRS-GV) promove desde terça-feira, 12-04 até a próxima sexta-feira 15/04, capacitações em testes rápidos para DST/Aids, sífilis e hepatites virais para duas turmas de profissionais de saúde que atuam na Atenção Primária à Saúde de Valadares.
A utilização dos testes rápidos permite atender à crescente demanda pelo diagnóstico e aumenta a agilidade da resposta aos indivíduos, além de favorecer seu rápido encaminhamento para início do tratamento e garantia a assistência à saúde. “A utilização destes testes amplia o acesso ao paciente para realização de exames pelo SUS. Além disso, essa capacitação proporciona troca de experiências práticas e teóricas entre os profissionais, dentistas, enfermeiros e farmacêuticos”, afirmou Alice Matos, Coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS-GV.
As facilitadoras da capacitação e enfermeiras Marcilene Nascimento e Maria Aparecida de Lima, apresentaram em exposições e aulas práticas informações sobre o teste rápido, os conceitos das doenças, formas de transmissão, tratamento e prevenção e promoção para a população em geral com atenção especial para gestantes e bebês.
A referência técnica de DST/Aids da SRS-GV e organizadora do evento, Sônia Maria Martin Galvão, ressaltou quais foram os pré-requisitos para participação no treinamento presencial e a sequência prevista de outras capacitações. “Os profissionais tinham de estar cadastrados no Sistema de Controle Logístico de Insumos Laboratoriais (Sislog-LabTeste Rápido) e já estarem também participando da capacitação à distância, oferecida gratuitamente pelo Ministério da Saúde por meio do Telelab, plataforma que está disponível toda parte teórica. Nossa meta é estender, possivelmente no mês de junho, esta capacitação a todos os outros 50 municípios de nossa região,”, frisou Sônia.
O dentista da Unidade de Saúde São Raimundo II, Altair Sathler, salientou a importância do evento. “Eu como dentista que atuo na ponta do sistema era leigo nessa área de testes rápidos e pude aprender muito sobre o tema, que não é muito comum no meu dia-a-dia”, avaliou.
O evento teve também a participação do coordenador de Vigilância Epidemiológica da SRS-GV, Ednei Soares e da coordenadora do Centro de Referência em Atenção Especial à Saúde (CRASE) de Governador Valadares, Ana Carolina de Oliveira Moura.
Autor: Frederico Bussinger