Com apoio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS), centenas de pessoas participaram nesta sexta-feira, 15/04, do 6º Mutirão de Prevenção ao Câncer. O evento organizado pela Associação Presente Padre Tiãozinho movimentou uma das principais praças do centro da cidade, com a realização de exames de câncer de mama, boca, pele, colo uterino e próstata.
A médica oncologista, Priscila Miranda Soares destaca que o objetivo do Mutirão é transformar o curso da vida de muitas pessoas que não têm acesso a um especialista e à prevenção. “A missão do mutirão é fazer diagnóstico precoce, levar informação e permitir que, através de exames as pessoas tenham o curso de sua vida mudado e as chances de cura aumentadas”.
Por sua vez a superintendente regional de saúde de Montes Claros, Patrícia Aparecida Afonso Guimarães Mendes destaca a importância da iniciativa da Associação Presente, no sentido de alertar a população para os cuidados com a saúde e, principalmente, para a prevenção contra o câncer. “A realização do 6º Mutirão de Prevenção ao Câncer complementa uma série de outras iniciativas implementadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) quanto à mobilização da população para os cuidados com a saúde. A mobilização da sociedade é fundamental para que a prevenção contribua para a redução das mortes causadas pelo câncer que é uma das doenças que mais acomete a população”, observa Patrícia Guimarães.
Além do apoio da Superintendência Regional de Saúde o 6º Mutirão de Prevenção ao Câncer conta com a participação de várias outras instituições, entre elas a Santa Casa de Montes Claros; 55º Batalhão de Infantaria do Exército, Grupo Ressonar; Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes); Laboratório Santa Clara; Copasa e a Liga Acadêmica de Cancerologia Norte-Mineira.
Assistência
A Associação presente Padre Tiãozinho atua há 11 anos em Montes Claros e tem como missão promover a assistência, cuidado e amparo a jovens, adultos e idosos carentes com câncer, além de atuar na prevenção e diagnóstico precoce da doença.
A entidade está localizada no Bairro Canelas, numa sede com mais de 700 metros quadrados de área construída e capacidade para hospedar 32 pacientes. A estrutura tem capela, refeitório, salas de atendimento, ateliê para a realização de trabalhos manuais e terapias ocupacionais, além de oito quartos para acomodar pacientes e acompanhantes.
Autor: Pedro Ricardo