No ano de 2015 em Minas Gerais, 275.965 pessoas sofreram algum tipo de acidente no trânsito. Embora, o número seja menor que em 2014 – quando foi registrado 295.965 casos – ainda é alto. Seguindo a mesma tendência de queda, os acidentes com pelo menos uma vítima fatal, foi de 2.663 para 2.251 (-14,3% de queda).
» Clique aqui e confira a nossa galeria de fotos do Maio Amarelo em BH.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os acidentes de trânsito são responsáveis por 12% do total de mortes no mundo, sendo a terceira causa mais frequente na faixa etária de 01 a 40 anos de idade. Ainda, a OMS estima cerca de 50 milhões de vítimas com lesões e traumas, sendo as vítimas, em sua garnde maioria, o pedestres, ciclistas e motociclistas.
No Sistema Único de Saúde (SUS), os acidentes de trânsito são responsáveis por uma das principais causas de internação e mortes no país, contribuindo para a diminuição da expectativa de vida e causando grande impacto nos custos com saúde. De acordo com o DATASUS, o perfil das vítimas fatais e graves é predominantemente do sexo masculino (aproximadamente 80%) e jovens entre 18 e 39 anos (aproximadamente 60%).
Outro problema que causa bastante impacto são os acidentes provocados pela questão do consumo abusivo de bebidas alcoólicas, mesmo com a vigência da Lei Seca ao volante. A medida autoriza o uso de testemunhos, exame clínico, imagens e vídeos como meios de provas para confirmar a embriaguez de motoristas. Quem for pego dirigindo sob influência de álcool ou outra substância psicoativa terá a carteira de habilitação recolhida e o veículo retido.
Segundo o Diretor de Vigilância de Doenças Crônicas e Agravos Não Transmissíveis da SES-MG, Kléber Rangel Silva, os acidentes de trânsito se configuram como um dos mais importantes problemas de saúde pública no país. “Os acidentes de trânsito representam a principal causa de morte para uma importante parcela da população, sobretudo os jovens do sexo masculino (em sua maioria trabalhadores). Isso impacta diretamente nas políticas públicas do estado”, explicou Kleber.
– Clique aqui e confira o Diagnóstico de Acidentes de Minas Gerais 2014-2015, produzido pela SEDS-MG.
Por isso, este ano a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) apoia a campanha Maio Amarelo que vai ao ar em todas as redes sociais para mobilizar o país contra a epidemia das mortes no trânsito. Nas redes sociais, a SES-MG vai lançar a hashtags #MaioAmarelo e #EuSouMaisUm.
A campanha Nacional traz dois fortes apelos: “Somos 43 mil mortos no trânsito” e “Somos mais de 500 mil feridos no trânsito” e foi lançada pela pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, que coordena a mobilização no Brasil. A proposta é evidenciar que as mortes precisam ser freadas e que cada um é responsável por mudar esse cenário.
Autor: Juliana Gutierrez