Aconteceu nessa segunda e terça-feria (30/05 e 31/05), na Gerência Regional de Saúde de Januária, Capacitação em Ações de Controle e Eliminação de Hanseníase em Minas Gerais.
O evento, que contou com a presença de profissionais de 10 municípios, é resultado da parceria entre a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Gerência Regional de Saúde de Januária e Centro Especializado em Reabilitação (CER/APAE) do município de Januária. O objetivo é capacitar médicos, enfermeiros e fisioterapeutas da Atenção Primária para o fortalecimento das ações de vigilância em saúde para atenção em Hanseníase, no âmbito do SUS.
O conteúdo do curso está estruturado em dois módulos, sendo o primeiro presencial, composto por uma parte teórica e outra prática (16h), e o segundo na modalidade à distância (30h). Já os temas abordados são os aspectos da assistência, tais como diagnóstico e tratamento, prevenção de incapacidades, vigilância epidemiológica, bem como planejamento estratégico local para eliminação da Hanseníase.
Segundo Izabel Cristina de Oliveira, referência técnica em Hanseníase da gerência Regional de Saúde de Januária, “esse é um passo imprescindível para consolidar e ampliar a descentralização da assistência ao portador de Hanseníase dos municípios da nossa região de saúde”. Dessa forma, espera-se melhorar a capacidade operacional dos serviços, facilitando o acesso dos usuários com consequente redução das proporções de diagnóstico tardio. Isto contribuirá para o rompimento da cadeia de transmissão, alcançando assim a meta de eliminar a Hanseníase.
Autor: Jornalismo SES-MG