Com o objetivo de fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) nas cidades que compõem as regiões de saúde de Ubá e Muriaé, a Gerência Regional de Saúde de Ubá realizou nesta sexta-feira, dia 03 de junho, uma oficina com coordenadores e profissionais da Atenção Primária, Saúde Mental, representantes do controle social e profissionais atuantes na Rede do SUAS (Sistema Único de Assistência Social).
A Oficina teve inicio às 9h da manhã e foi realizada no Auditório do Batalhão da Polícia Militar de Ubá, com a presença de aproximadamente 25 pessoas. Segundo a referência de Saúde Mental da GRS de Ubá, Fabiana Souza, a oficina teve como objetivo promover a capacitação dos profissionais atuantes na Rede de Saúde Mental e Rede Intersetorial. “Considerando, que foram implantados diversos dispositivos na RAPS recentemente, faz-se necessário diversas discussões quanto ao tema da Saúde Mental e a amarrações de rede, pois implantar serviços não garante a melhoria na qualidade da assistência” disse.
De acordo com a coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial de Visconde do Rio Branco (CAPS I), Renata Moreira, a importância desses encontros é a troca de experiências. “O que mais nos impressiona é que por meio desses encontros podemos conhecer as necessidades e anseios da Rede de Atenção e Saúde Mental. Existem aspectos que devem ser melhorados e desta forma percebemos que não estamos sozinhos”, destacou.
O primeiro encontro contou com a participação da psicóloga e coordenadora de Saúde Mental do município de Juiz de Fora, Andrea Stener que trouxe aos profissionais a história da Saúde Mental, tendo por base a experiência vivenciada no município de atuação da mesma.
Autor: Tainara Martinho