Regional de Itabira capacita profissionais em ações de eliminação da hanseníase

Crédito: Darliéte Martins

A Regional de Saúde e Itabira promove nesta segunda (27/06) e terça-feira (28/06), capacitação voltada para eliminação da Hanseníase na região. Realizado no prédio da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais–Uaitec-Unidade de Itabira, o encontro reuniu médicos, fisioterapeutas e enfermeiros.

A hanseníase, doença crônica e de notificação compulsória em todo o território nacional, é infectocontagiosa e o principal agente etiológico é o Mycobacterium leprae (M. Leprae). Esse bacilo tem a capacidade de infectar grande número de indivíduos, no en­tanto poucos adoecem. A doença atinge pele e nervos periféricos podendo levar a sérias incapacidades físicas. 

“É preciso detectar precocemente os casos através das unidades básicas de saúde (UBS), observando a presença de lesões dermatológicas e relatos feitos pelo paciente sobre a presença de áreas com alteração de sensibilidade, investigação de seus contatos, inquéritos e campanhas de mobilização em grupos específicos, em prisões, quartéis, escolas, de pessoas que se submetem a exames periódicos, entre outros”, afirma Izabela De Caux Bueno, tutora da UFMG nesta capacitação.

A população deve conhecer e estar informada de que a hanseníase tem cura, que possui tratamento gratuito nas unidades de saúde de seu município.

Já no que se refere aos profissionais de saúde, é importante que estejam “capacitados para reconhecer os sinais e sintomas da doença, isto é, para diagnosticar e tratar os casos de hanseníase, bem como, para realizar ações de promoção da saúde. Esta é uma preocupação do Núcleo de Atenção Primária à Saúde (Napris) da Gerência Regional de Saúde de Itabira”, explica Dhebora Gracielle Alves de Oliveira.

A capacitação técnica compreende teoria com estudo de casos, avaliação neurológica e atribuição do grau de incapacidades, efeitos adversos e reações hansênicas em pacientes já acometidos pela doença em sua parte prática.

Autor: Darliéte Martins

Rolar para cima