Nos dias 19 e 20 de setembro, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) recebeu a visita de representantes do Laboratório Biolab, localizado na Ilha do Sal, em Cabo Verde, na costa ocidental da África. Com nove anos de experiência de mercado, o Laboratório Biolab foi representado pela biomédica, Ana Mendonça, e pela farmacêutica e bioquímica, Cassandra Amado.
A visita técnica teve como objetivo conhecer, especialmente, o Laboratório de Água (LA) e o Laboratório de Microbiologia de Alimentos (LMA), ambos do Serviço de Microbiologia de Produtos, bem como a Divisão de Produção e Meio de Cultura e a Qualidade (QDIOM), responsável pela gestão da qualidade do Instituto Octávio Magalhães/Lacen-MG. Ana Mendonça explicou que o foco era conhecer a metodologia de trabalho dos laboratórios. “Conseguimos a certificação ISO 9001, em 2014, e buscamos conhecer a realidade de instituições que possuem a certificação, inclusive no que diz respeito à certificação e obtenção da ISO 17025”.
O Biolab é uma empresa privada e o único laboratório da Ilha do Sal, que possui 15 mil habitantes, realizando análises clínicas para a população em geral e análises de água e alimentos para os hotéis da região. De acordo com Cassandra Amado, o laboratório tem investido em qualidade e conhecer o trabalho desenvolvido pela Funed foi ótimo, por ser uma instituição estadual e por poderem conhecer uma realidade com técnicas interessantes para implantação no Biolab.
A servidora Junara Viana, chefe do Serviço de Microbiologia de Produtos, apresentou sua área para as visitantes. “Foi com grande satisfação que recebemos a Ana e a Cassandra. Apresentamos a elas o nosso processo de trabalho, discutimos metodologias utilizadas para análise microbiológica de água e alimentos e apresentamos alternativas para um melhor desenvolvimento de trabalho na rotina da Biolab”, disse.
Autor: Luciane Marazzi