Entre os dias 20 a 23 de setembro o técnico da Regional de Saúde de Januária, Rolando Mathias está oferendo suporte técnico ao município de Bonito de Minas na realização da busca ativa de casos de Tracoma. O Tracoma é uma doença infecciosa ocular, causada pela bactéria Chlamydia trachomatisque acomete a conjuntiva e a córnea e que pode causar cegueira.
A busca ativa está sendo realizada em 200 estudantes de 12 escolas objetivando identificar e tratar casos de Tracoma.
O município participa desde a primeira edição da Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses, Tracoma e Esquistossomose, sendo que neste ano o município aderiu também ao Tracoma. Dentre as atividades a serem desenvolvidas no nível municipal está a busca ativa de casos de tracoma.
A Diretora da Gerência Regional de Saúde de Januária, Rosyane Alves Oliva, destaca a importância do apoio da GRS de Januária no desenvolvimento da ação em questão, uma vez que Bonito de Minas, município que faz parte da regional não conta com técnico habilitado para a ação.
Para eliminar o tracoma como causa de cegueira, uma das principais ações de vigilância epidemiológica é a busca ativa de casos e o tratamento com antibiótico (azitromicina), inclusive dos contatos domiciliares e, em algumas situações, tratamento coletivo de toda a comunidade, quando a positividade encontrada for menor que 10%.
Autor: Maria Regina de Oliveira Morais