A educação permanente em saúde e a qualificação profissional são pilares que sustentam o Sistema Único de Saúde (SUS), através da formação adequada de trabalhadores que integram os diversos serviços. Pensando, justamente, no fortalecimento das ações desenvolvidas pela Estratégia Saúde da Família (ESF) como forma de expansão da Atenção Primária, a Regional de Saúde de Januária, realizou ao longo desta semana (entre os dias 23 a 25 de novembro), um treinamento introdutório para Agentes Comunitários de Saúde (ACS).
O evento é fruto de uma parceria entre o Núcleo de Atenção Primária à Saúde (NAPRIS) da Regional de Saúde de Januária e a Secretaria Municipal de Saúde, que incorporou via concurso público novos profissionais em seu quadro. De acordo com Leonardo Barros, técnico do NAPRIS da regional, “os trabalhadores da saúde configuram-se como componente indispensável para a consolidação dos princípios do SUS, com destaque para os ACS como verdadeiros agentes de mudanças”.
Flávia Malta, coordenadora do Núcleo de Atenção Primária à Saúde, relata a importância desse tipo de ação como forma de refletir sobre a prática, a atualização técnica e o diálogo com os usuários e comunidade. “Desde a criação do Sistema Único de Saúde, há mais de duas décadas, foi possível vivenciar mudanças profundas na reorganização do modelo assistencial e no acesso aos serviços de saúde, mas é preciso avançar mais para que novas mudanças ocorram no atendimento em saúde”, destaca Carlos Jorge, coordenador de Atenção Primária do município de Januária.
O evento também contou com a participação de Aline Mota, colaborado do NAPRIS da Regional. Estão sendo capacitados aproximadamente 97 ACS recém-empossados, com uma programação que foi elaborada pensando na inserção desses novos profissionais à Atenção Primária à Saúde ao SUS. O apoio técnico e administrativo aos municípios da jurisdição é uma prioridade da GRS Januária, resultando numa maior aproximação entre as instâncias de gestão.
Autor: Leonardo Barros