“A Luta Antimanicomial e o Trabalho em Rede: Uma Conquista de Todos Nós” foi o tema do IV Fórum Intersetorial de Saúde Mental realizado nesta terça-feira (16/05), no auditório da Regional de Saúde de Pouso Alegre. O evento, que é uma parceria entre a Secretaria de Saúde Municipal, a Diretoria de Saúde Mental e a Regional de Saúde, celebra o Dia Nacional de Luta Antimanicomial, comemorado em 18 de maio.
Durante o Fórum foram apresentados os trabalhos realizados quanto à assistência integral da Saúde Metal em Pouso Alegre e região, suas conquistas e desafios, bem como a importância do profissional da área manter-se atualizado garantindo a qualidade do cuidado. Também foi possível alinhar conceitos com toda a rede de atenção psicossocial, tanto do município de Pouso Alegre, quanto dos municípios convidados, ao realizar um momento de perguntas e respostas para esclarecimento.
Os Psicoterapeutas Marina Corrêa e André Luis Rosa Xavier abordaram sobre o matriciamento, ou seja, um novo modo de produzir saúde em que duas ou mais equipes, num processo de construção compartilhada, criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica. A Dra. Marina focou no matriciamento como estratégia de cuidado e educação permanente, já o Dr. André abordou sobre os efeitos positivos trazidos por essa estratégia. O Psiquiatra Dr. Fernando Henrique Faria falou sobre a importância do trabalho em rede e como a luta se tornou conjunta para a melhora da Saúde Mental.
Para a referência técnica municipal de Saúde Mental, Ana Cláudia Leves Gonçalves, “o evento é de suma importância, pois além de comemorativo, auxilia no fortalecimento das ações da saúde mental do município, evita o retrocesso e propaga o trabalho trazendo mais visibilidade e crescimento para as ações”, disse.
“Segundo Helena Abreu Paiva, Referência Técnica em Saúde Mental da Regional de Saúde de Pouso Alegre, “a saúde metal teve uma mudança de paradigma, em que aqueles que possuíam algum sofrimento mental eram internados em hospital psiquiátrico, para o atual modelo, em que o trabalho é desenvolvido no território, na atenção primária, em rede de atenção psicossocial, com acolhimento pelos diversos equipamentos, de acordo com a necessidade de cada usuário. É uma inovação que vai de acordo com as diretrizes do SUS e uma mudança cultural na maneira de acolher esses utentes, um trabalho de promoção, prevenção, resgate da autonomia e reinserção social. Por isso é importante o comparecimento desses profissionais neste evento, para uma conversa sobre como cada equipamento deve agir quanto ao acolhimento destes pacientes, trabalhando a corresponsabilidade de cuidados”.
Ao final do evento todos foram convidados a participar da 2ª Caminhada Antimanicomial que será realizada no dia 18 de maio, a partir das 09 horas, com objetivos de mostrar os trabalhos realizados à população de Pouso Alegre e reivindicar melhorias para a Saúde Mental do município. Estiveram presentes profissionais da Atenção Primária e da Saúde mental, de Pouso Alegre e dos municípios de Borda da Mata, Espírito santo do dourado, Heliodora, Ipuiuna, São João da Mata, Senador José Bento, Silvanópolis, Tocos do Moji e Turvolândia.
Autor: Juliana Horta