Unidades Regionais da Secretaria de Estado de Saúde realizam primeira reunião do Comitê Macrorregional COVID-19 Centro

Crédito: Débora Marques Tavares

Nesta quarta-feira, 15/04, foi realizada por videoconferência a primeira reunião do Comitê Macrorregional COVID-19 Centro, fórum propositivo com composição multidisciplinar e multissetorial, que contribuirá na preparação e resposta à Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) COVID-19.

Durante a reunião foram apresentados os consolidados das Salas de Situação das três Unidades Regionais de Saúde SES/MG (Belo Horizonte, Sete Lagoas e Itabira) compondo o cenário da Macro Centro com informações epidemiológicas, de internação da Central SUSFácil e da rede hospitalar. 

Também participaram da reunião o Superintendente de Atenção à Saúde da Unimed-BH, Sérgio Bersan, o Subsecretário de Articulação Educacional da Secretaria Estadual de Educação, Igor de Alvarenga, o Comandante Operacional do Corpo de Bombeiros da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Coronel Sérgio Ferreira e Representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG).  Todos contribuíram com informações para o diagnóstico local e sugestões para subsidiar o processo de tomada de decisão do COES-MINAS-COVID-19.

A Superintendente da Regional de Saúde de Belo Horizonte (SRS-BH) e coordenadora do comitê, Débora Marques Tavares, agradeceu a presença de todos. Débora também informou sobre o funcionamento do comitê e enfatizou a importância deste alinhamento e ressaltou que o cenário é muito dinâmico. “A questão do isolamento social é central, é uma medida de consenso internacional.  O uso das máscaras caseiras pode contribuir para que os casos de contaminação sejam diminuídos. No comitê queremos trabalhar juntos, com empatia e com solidariedade, disse.”

A preocupação com cidadãos com doenças crônicas, os fluxos de notificação de casos suspeitos COVID-19 e hospitais de campanha foram alguns dos assuntos discutidos neste primeiro momento. “A primeira reunião do Comitê Macrorregional COVID-19, possibilitou o alinhamento das discussões. Os diferentes atores contribuíram para o enfrentamento da pandemia, analisando conjuntamente os dados epidemiológicos e assistenciais para construção de um diagnóstico mais amplo”, afirmou o Superintendente da Regional de Saúde de Sete Lagoas, Fabrício Teixeira.  

As próximas reuniões serão realizadas com a presença de mais convidados, como o Ministério Público, Fhemig e Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais (Federassantas). As reuniões serão semanais, realizadas sempre as quartas-feiras, estabelecendo assim trocas permanentes de informação sobre a COVID-19 entre os participantes.

Autor: Alessandra Maximiano

Rolar para cima