Comitê da Macrorregião Oeste realiza visita educativa em empresa para enfrentamento à Covid-19

Imagem

Na última sexta-feira, 17/04, o Comitê Especial para o enfrentamento à Codiv1-9 da Macrorregião Oeste Covid-19, juntamente com profissionais do Comitê de São Sebastião do Oeste, fizeram uma visita educativa à empresa Avivar Alimentos para tratar de medidas de prevenção ao novo coronavírus (Sars Cov2). A visita foi motivada depois que funcionários da empresa, residentes de Divinópolis e Itapecerica, deram positivo para a Covid-19.

O Coordenador da Vigilância em Saúde da Regional de Divinópolis, Edilberto Flávio Santos, ressaltou que o objetivo do encontro foi saber como a empresa tem orientado os funcionários e lidado com este novo panorama da saúde. Ele ressaltou a importância do médico da instituição manter uma comunicação direta com as secretarias municipais para os casos serem notificados pelo município de origem no E-SUS VE, sensibilizando os funcionários a não omitirem os sintomas, pois é necessário ter este fluxo de notificação bem estabelecido.

“ O médico precisa ficar atento para que o funcionário com sintomas seja afastado e cumpra o isolamento para que a cadeia de transmissão seja interrompida”, explicou o Coordenador da Vigilância em Saúde, Edilberto Flávio Santos. O Coordenador também abordou a aplicação dos testes rápidos, pois o resultado negativo não dispensa a quarentena, caso a pessoa tenha tido contato com um paciente positivo para Covid19. “ A predetividade ( antecipação, previsão) para confirmar o caso é aceitável, mas não o é para descartá-lo”, frisou Edilberto.

Para que a transmissão seja interrompida é necessário que se cumpra o período de afastamento, tanto da pessoa com sintomas, quanto dos contatos envolvidos. “ Toda pessoa com início de sintoma deve ficar 14 dias afastada das atividades laborais. O mesmo vale para as pessoas que tiveram contato com pessoa com sintomas”, frisou a referência do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador (Nuveast) da Regional de Saúde de Divinópolis, Caroline Amaral Nogueira Dias.

Funcionários do grupo de risco também foram afastados. “ Destacamos no momento da inspeção realizada pela Vigilância em saúde do município de São Sebastião do Oeste o maior risco de letalidade da Covid19 em idosos, doentes crônicos e gestantes”, disse a Coordenadora de Atenção Básica e Vigilância em Saúde, Rosana Aparecida Diniz. “Estes profissionais do grupo de risco e também os jovens aprendizes foram afastados por tempo indeterminado”, acrescentou o diretor industrial da empresa, Framir Alves Araújo.

Além disso, explica o diretor industrial, a empresa realiza diariamente, no setor de Medicina, triagem ambulatorial de pessoas sintomáticas que são dispensadas de acordo com quadro clínico, intensificou a higienização de todos os espaços e instalação de dispensadores de álcool em gel na entrada de cada setor e criação de lavatório na portaria da empresa.

Crédito: Willian Pacheco

Outra medida adotada foi respeitar o distanciamento de um metro nas filas para o refeitório e comunicados aos funcionários para evitar aglomeração. “A secretaria orientou a empresa a informar o número de pessoas com sintomas gripais residentes em São Sebastião do Oeste, colocar faixas impedindo aglomerações nos bancos na hora do descanso, espaçar as mesas no refeitório, além de intensificar a fiscalização no transporte coletivo”, explicou o Secretário de Saúde do município, Gutemberg Antônio Dias.

Autor: Willian Pacheco

Rolar para cima