Três municípios pertencentes a área da Regional de Saúde de Ubá, decidiram aderir ao programa “Minas Consciente“, destinado a conduzir possíveis flexibilizações nas medidas de isolamento social nos municípios mineiros. A reabertura obedecerá aos critérios estipulados pelo Governo de Minas Gerais, baseados em estudo técnico, para retomar o funcionamento da indústria, serviços e comércios paralisados devido à pandemia da Covid 19. Essa retomada também levará em consideração os indicadores da taxa de incidência de casos confirmados e a taxa de ocupação de leitos de UTI. Os prefeitos de Visconde do Rio Branco, São Geraldo e Guiricema expediram decreto, aderindo ao programa, no dia 08, 10 e 11 de maio, respectivamente.
A ação foi apoiada por recomendação do Ministério Público, direcionada aos 94 municípios que integram a macrorregião de Juiz de Fora, visando o alinhamento das medidas adotadas pelas cidades da região e orientando o retorno gradual da economia em meio à pandemia do novo Coronavírus. “Estivemos presentes na videoconferência feita pela Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde da Macrorregião Sanitária Sudeste, quando decidiram por recomendar a adesão ao “Minas Consciente” às 31 Prefeituras sob nossa jurisdição. Nós subsidiamos esta proposta com os dados do Boletim Epidemiológico semanal que produzimos, que divulga os indicadores da taxa de incidência de casos confirmados e a taxa de ocupação de leitos de UTI, principal parâmetro para aderir as “ondas” do programa. Assim, ficamos satisfeitos de saber que em nosso território há prefeitos que se sentiram amparados tecnicamente para assumirem este pacto com o Estado”, ressaltou a Diretora Regional de Saúde de Ubá, Aline Santos de Almeida Prado.
Ainda que implementando o programa em Visconde do Rio Branco, o Prefeito Iran Silva Couri destacou que é necessária uma visão microrregional que conduza a aplicação das “ondas”, que setorizam o retorno das atividades econômicas (onda verde – serviços essenciais; onda branca – baixo risco; onda amarela – médio risco; onda vermelha – alto risco). “Como a rede hospitalar é voltada para o atendimento a um grupo de municípios, deveremos seguir um alinhamento regionalizado, e por isso a importância de conhecermos os dados de municípios vizinhos. Havendo uma estabilização no avanço da doença a nível regional, as atividades poderão ser retomadas gradativamente. Seguiremos atentos ao cenário, que pode mudar diariamente, e continuaremos com o nosso trabalho para preservar a saúde da população e restabelecer a economia em VRB”, afirmou o Prefeito Iran.
Autor: Keila Lima