A Regional de Saúde de Juiz de Fora, por meio do Laboratório da Macrorregional, promoveu na quarta-feira (10/6) a capacitação remota do Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL) para os servidores da Faculdade de Farmácia e Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O treinamento teve o objetivo de apresentar o sistema e capacitar os profissionais que trabalham nos laboratórios de diagnóstico de Covid-19.
A capacitação contou com a parceria da SRS Juiz de Fora, Laboratório Macrorregional, SES-MG, Fundação Ezequiel Dias (Funed) e UFJF e foi conduzida pela chefe do serviço de Gerenciamento de Amostras Biológicas da FUNED e gerente estadual do GAL, Cristiane Mendes, e a referência do Sistema da Regional de Juiz de Fora, Andréia Molica.
O sistema Gal auxilia as vigilâncias epidemiológicas estadual e municipais servindo como ferramenta no acompanhamento de casos suspeitos de doenças de notificação compulsória como as síndromes respiratórias. Segundo Andréia Molica, “essa parceria é de extrema relevância diante do cenário atual, onde ampliar a capacidade de testagem para Covid-19 é necessário para o controle da transmissão da doença. Hoje a capacidade de testagem da UFJF é de 180 exames/dia e irá atender os municípios de abrangência das regionais de Juiz de Fora e Leopoldina”, disse.
Autor: Adriana Mendes