Os municípios de Tabuleiro e Visconde do Rio Branco da área de abrangência da Regional de Saúde de Ubá foram credenciados pelo Ministério da Saúde (MS) para criarem centros de atendimento, de caráter excepcional e temporário, para o enfrentamento da covid-19. A portaria nº 1.579/2020 que prevê a criação dos centros de atendimento foi publicada na última sexta-feira (19/6), no Diário Oficial da União pelo Ministério da Saúde (MS).
A divulgação desse credenciamento foi feita através de videoconferência com os 31 municípios da área de abrangência da regional. “Na oportunidade, explicamos quais as funções que a unidade temporária assumiria e o processo de adesão junto ao MS. É satisfatório saber que nosso trabalho tem auxiliado as prefeituras a organizarem uma rede de atenção qualificada para este momento crítico”, salientou o coordenador do Núcleo de Regulação em Saúde (NRS) Luiz Afonso Galvão, que realizou a reunião juntamente com a coordenadora de Atenção à Saúde Elis Regina Mattos.
Os centros de atendimento à covid-19 compreendem os espaços físicos estruturados pela gestão municipal. “Os centros têm como objetivo identificar precocemente os casos suspeitos determinando o potencial de risco; realizar testes na população de risco levando-se em conta as instruções do Ministério da Saúde com relação aos públicos-alvo; enfim, serão espaços pensados para este momento em que devemos aumentar os cuidados para evitar propagação da doença”, explicou a coordenadora Elis Regina.
De acordo com o Ministério da Saúde, esses centros deverão atuar de modo complementar às equipes da Atenção Primária à Saúde, compartilhando o cuidado com as pessoas assistidas e prestando assistência àquelas que apresentarem síndrome gripal.
Autor: Keila Siqueira de Lima