Nesta quarta-feira (30/12), o Comitê Covid-19 macro Centro-Sul realizou a reunião virtual semanal com membros e gestores municipais de saúde dos municípios polo da região. Na ocasião, foram apresentados os cenários epidemiológicos e assistenciais atualizados, em função dos quais, o Comitê Extraordinário Covid-19 definiu a manutenção da macrorregião na onda vermelha do Plano Minas Consciente.
A onda vermelha é a mais restritiva do plano, estabelecida em função dos altos índices de ocupação de leitos por covid-19, dentre outros indicadores. Em vista do atual cenário, os membros do comitê da macro Centro-Sul recomendam aos municípios reforço na fiscalização e mobilização da população para evitar aglomerações na passagem de ano. “É muito importante que as prefeituras reforcem a mobilização junto à população, que peçam que fiquem em suas casas na passagem de ano”, alertou a superintendente Regional de Saúde de Barbacena, Hérica Vieira Santos. Esta também é a orientação dos integrantes do Comitê Extraordinário do Estado, que pedem cautela à população e destacam a necessidade de os mineiros fortalecerem as medidas de distanciamento social e de prevenção, especialmente durante o ano novo.
As mudanças definidas pelo Comitê Extraordinário Covid-19 são válidas por uma semana e visam manter o equilíbrio do cenário pandêmico de acordo com a avaliação e análise da doença no estado.
Na quinta-feira (31/12) está prevista a reunião virtual do comitê covid-19, realizada semanalmente, com a participação dos prefeitos e gestores municipais de saúde de todos os 51 municípios da macrorregião Centro-Sul, quando são passadas as recomendações que buscam alinhar as estratégias para controle, prevenção e combate à covid-19 na região.
Autor: Priscila Rezende