SRS Passos, Cosems e Santa Casa discutem ofertas de leitos covid-19

Imagem

A Superintendência Regional de Saúde (SRS Passos), o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) e a Santa Casa de Misericórdia de Passos discutiram a ampliação da oferta de leitos clínicos e Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para internação de pacientes com covid-19. O assunto foi abordado por meio de videoconferência nesta terça-feira (29/12) e seria encaminhado para a composição do mapa de leitos pelo SusFácil, visando o atendimento de pacientes com a covid-19 no início de 2021.

Segundo a superintendente Kátia Rita Gonçalves, da SRS Passos, o acerto se faz necessário ante o risco de aumento de casos de covid-19 e consequentes internações hospitalares após as festas de fim de ano, que vêm causando relaxamento do isolamento social. “Hoje, se aumentar a taxa de ocupação de leitos hospitalares, quais seriam as alternativas?”, questionou, solicitando uma resposta da Santa Casa.

Os representantes do hospital disseram que os números poderão ser revistos e, repactuada uma ampliação de leitos, em caso de maior demanda de pacientes do SUS nas próximas semanas, mas que atualmente uma maior oferta é inviável. “Os 20 leitos que foram ofertados são suficientes para atender a nossa microrregião”, afirmou o gerente hospitalar, Renato Maia.

Para Kátia Gonçalves, o cenário está desfavorável devido o afrouxamento do isolamento social, das festas de fim de ano, do reduzido número de leitos disponibilizados pelo SUS e da necessidade impressa pelo atual cenário epidemiológico. “Estão chegando informações sobre negativas de leitos na região. Alguns municípios estão com dificuldade para internar seus pacientes em leitos clínicos e de UTI, o que é um claro sinal de alerta para a mobilização dos gestores municipais de saúde e prestadores de serviços”, disse.

Segundo o gerente da Santa Casa, se houver maior demanda, o hospital poderá repactuar uma maior oferta, “na medida da necessidade de possível aumento de casos de covid-19, principalmente para leitos clínicos”. Ainda de acordo com Renato Maia, a instituição está adquirindo um equipamento para realizar exames de covid-19, o que irá reduzir o tempo de internações de pacientes com suspeitas de infecção, podendo abrir vagas para casos realmente confirmados.

A taxa de ocupação nesta terça-feira na Santa Casa de Passos era de 27% (oito pacientes) dos 30 leitos de UTI adulto e 40% (10 pacientes) dos 25 leitos clínicos.

Autor: Enio Modesto

Rolar para cima