A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pedra Azul recebeu na última sexta-feira, dia 12/3, a visita do inspetor de fiscalização do Conselho Regional de Odontologia (CRO), da Delegacia de Teófilo Otoni, Halbert de Matos, que teve como objetivo discutir o aumento no número de denúncias recebidas pelo CRO relacionado ao ambiente e estrutura de trabalho dos cirurgiões-dentistas em alguns municípios jurisdicionados pela Regional de Pedra Azul.
O inspetor do CRO, Halbert de Matos, destacou a importância de se estabelecer parceria com a GRS/Pedra Azul por se tratar de um órgão responsável pelo suporte técnico aos gestores municipais de saúde. “Embora o CROMG seja órgão voltado para fiscalização e é visto como órgão punitivo por muitos profissionais, esse não é o objetivo em si. Temos como missão a proteção da classe odontológica, principalmente, resguardar a saúde e direitos desses profissionais, assim como da população e dos usuários dos serviços odontológicos tanto no privado quanto no público. Diante de tais objetivos, as parcerias com outros órgãos de fiscalização são de extrema importância”, destacou o inspetor.
A referência técnica em Saúde Bucal da Coordenação de Atenção à Saúde (CAS) da GRS/Pedra Azul, Millene Leite, orientou sobre as ações que têm sido recomendadas aos municípios quando se trata de atendimento odontológico em tempos de pandemia, em especial, a elaboração do Plano de Ação para a reorganização dos serviços municipais em Saúde Bucal.
“Nesse plano está descrito as metas necessárias para que os serviços possam ofertar atendimento seguro para os usuários e também para os profissionais. Não podemos nos esquecer que mesmo em tempos de pandemia as pessoas continuam tendo necessidades de cuidados em saúde bucal”, lembrou a referência técnica.
A coordenadora do Núcleo de Vigilância Sanitária (NUVISA) da GRS/Pedra Azul, Renata Alves, explicou que a execução das ações de saúde, dentre elas, as de vigilância sanitária, são preferencialmente de responsabilidade municipal e o estado atua de modo complementar na execução. Compete à VISA estadual as atividades de regulação, normatização, capacitação, monitoramento e quando necessário, realizar a fiscalização em serviços e produtos, de forma complementar às ações dos municípios. “Reforçaremos essas ações junto aos fiscais sanitários municipais, com o objetivo de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde, de intervir nos problemas sanitários e contribuir para a melhoria das condições de atendimento nos estabelecimentos de assistência odontológica”, pontuou a coordenadora.
Como encaminhamento, a GRS/Pedra Azul em parceria com o CRO ofertará aos fiscais sanitários dos 25 municípios sob jurisdição da Regional uma capacitação online sobre Inspeções em Estabelecimentos de Assistência Odontológica.
Autor: Allan Campos