Desde o início do século XX, as vacinas, junto a outras ações conjuntas de vigilância e assistência à saúde, vêm sendo responsáveis pela eliminação e controle de doenças imunopreveníveis. O Programa Nacional de Imunizações (PNI) é reconhecido pela população brasileira e bem avaliado nacional e internacionalmente pelos resultados positivos alcançados.
Diante desse cenário, é de extrema importância que a população receba o esquema vacinal completo das vacinas contra a covid-19, com primeira e segunda dose. A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre tem realizado reuniões periódicas com os gestores dos municípios sob sua jurisdição a fim de ressaltar esse aspecto
”O setor da CAS/Atenção Primária à Saúde desta Regional tem orientado e estimulado os profissionais da Atenção Básica dos municípios na busca ativa pelos usuários que não retornaram aos serviços para receber a 2ª dose da vacina covid-19, em abordagens nas reuniões com os coordenadores de Atenção Primária à Saúde e, quando necessário, também por contatos diretos com gestores e/ou coordenadores de APS. Diante de cada situação relatada e do que identificamos ser necessário, buscamos apoiar e auxiliar os profissionais em estratégias mais efetivas para que possam atingir a meta de vacinação esperada” destaca aEspecialista em Políticas e Gestão da Saúde (EPGS),Cynthia Regina Ferreira de Sousa Coelho dos Santos.
Entre as ações de conscientização da importância do esquema vacinal completo realizadas pelos técnicos da SRS estão: qualificação e atualização dos profissionais envolvidos com a imunização contra covid-19, acompanhamento da cobertura vacinal, ampliação da força de trabalho para vacinação, busca de parcerias, bem como aproveitar os momentos de acolhimento, as visitas e atendimentos domiciliares, consultas ou outros procedimentos na UAPS para verificar a situação vacinal dos usuários e orientar e/ou encaminhar à sala de vacinação.
Autor: Otávio Coutinho Meyer Fernandes