Na manhã da última quarta-feira (25/8), a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina, por meio da equipe da Atenção Primária à Saúde (APS), promoveu videoconferência voltada aos gestores, coordenadores da Atenção Primária à Saúde e coordenadores da Saúde Bucal dos 34 municípios que compõem a Regional. O encontro teve como objetivo repassar informações e orientações atualizadas sobre os novos cenários na Rede de Atenção à Saúde Bucal no SUS-MG, em tempos pandêmicos.
A reunião foi conduzida pela referência técnica da Atenção Primária da Regional, Karlyone Martins de Souza Ferreira, com o apoio da referência técnica do e-SUS, Élida Leite Araújo.
“Na ocasião, abordamos diversas questões, como a revisão da Política Estadual de Atenção Primária à Saúde (PEAPS), que traz importantes elementos para a organização e ampliação da assistência em Saúde Bucal; apresentamos as novas notas técnicas que atualizam as orientações para a retomada do atendimento odontológico eletivo de forma presencial, tanto na Atenção Primária, quanto atenção secundária e terciária, considerando a pandemia de covid-19 e falamos sobre a necessidade do trabalho integrado entre as equipes de Saúde da Família e Saúde Bucal para a vigilância ao câncer de Boca. Além disso, frisamos sobre a responsabilidade na execução dos planos de ação para a reestruturação dos serviços públicos odontológicos, processo instituído pela Diretoria de Saúde Bucal/SES-MG”, explicou Karlyone.
Cerca de 80 profissionais da saúde participaram da videoconferência, entre eles o cirurgião dentista e secretário de Saúde do município de Araçuaí, Israel Ornelas, que destacou a importância da reunião para a retomada segura dos atendimentos odontológicos na macrorregião.
“É de suma importância esse ordenamento promovido pela Regional de Saúde de Diamantina em nossa macrorregião, pois garante que todos os municípios e profissionais estejam falando a mesma língua. Temos uma demanda reprimida muito grande e precisamos avançar e aumentar o fluxo de atendimento, especialmente nas ações preventivas. Agradeço todos da equipe da SRS, principalmente a Karlyone e referências do setor, pela disponibilidade em nos ajudar. Sem esse norte dado pela regional, seria quase impossível mantermos os trabalhos organizados e ordenados”, salientou Ornelas.
Autor: Ricardo Souza Maciel