Na terça-feira (14/12), a macrorregião Norte superou mais de 1 milhão de pessoas que já estão imunizadas contra a covid-19, com aplicação das duas doses de uma das vacinas (AstraZeneca, CoronaVac, Pfizer) ou a dose única da Janssen. Ao todo são 1 milhão 015 mil 948 pessoas residentes em 86 municípios que já completaram o esquema vacinal. Elas aguardam o término do prazo para tomar a dose de reforço (terceira dose).
Com os resultados contabilizados na data, pelo Vacinômetro, painel divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), 70,31% da população norte-mineira já está imunizada contra o novo coronavírus.
Apesar da cobertura vacinal já ter superado 70% da população, a coordenadora de Vigilância em Saúde da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, reforça a necessidade dos municípios manterem as ações de busca ativa e de mobilização da população para tomar as duas doses de vacina ou a dose de reforço.
“Mesmo tendo completado o esquema vacinal contra a covid, uma pessoa pode ser contaminada pelo novo coronavírus. O ponto positivo é que, se a pessoa não tiver comorbidades, terá reduzida a chance de evoluir para os casos mais graves da doença”, observa Agna Menezes.
Além disso, a coordenadora lembra que em virtude da disseminação de novas variantes do coronavírus, a mais recente a ômicron, proveniente da África do Sul, a população precisa ser orientada a manter a higiene, utilização de álcool gel, uso de máscara, bem como a manutenção do distanciamento social, uma vez que a cobertura vacinal da população ainda está abaixo de 90%.
A superintendente regional de Saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques, também reforça a necessidade da manutenção das medidas de prevenção contra a covid-19 e avalia que o avanço da campanha de vacinação “é resultado do trabalho implementado tanto pelos servidores da Secretaria de Estado de Saúde como, também, dos municípios. Sem uma ação conjunta não seria possível termos alcançado, entre janeiro e a primeira quinzena de dezembro, mais de 1 milhão de pessoas imunizadas contra a covid-19 no Norte de Minas. O trabalho para vencermos o coronavírus ainda será longo, mas estamos determinados a alcançar altos níveis de cobertura vacinal em todos os segmentos da população”, conclui Dhyeime Marques.
Resultados
As secretarias municipais de Saúde do Norte de Minas já receberam 2 milhões 694 mil 629 doses de vacinas contra a covid-19. A aplicação da primeira dose já contemplou 1 milhão 220 mil 708 pessoas, o que corresponde a 84,48% da população.
Até a última terça-feira, 14, a aplicação da dose de reforço (terceira) já havia alcançado 119.853 trabalhadores da saúde ou pessoas com idade superior a 60 anos.
Montes Claros
Nos 54 municípios que compõem a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, 693.385 pessoas já estão imunizadas contra a covid-19. Isso corresponde a 71,74% da população.
A aplicação da primeira dose de um dos imunizantes já foi efetuada em 833.920 pessoas (86,28% da população). Já a dose de reforço foi aplicada em 82.048 idosos ou trabalhadores da saúde.
Januária
Entre os 25 municípios da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária a cobertura vacinal de pessoas imunizadas contra a covid-19 está em 66,27%, totalizando 233.275 pessoas. A dose de reforço já foi aplicada em 28.284 trabalhadores da saúde ou idosos.
Já o número de pessoas com uma dose de vacina aplicada contra a covid-19 está em 284.341 pessoas, o que equivale a 80,77% da população residente em 25 municípios.
Pirapora
Entre sete municípios da GRS-Pirapora, 89.288 pessoas já estão imunizadas contra a covid-19 (70,65% da população). A aplicação da primeira dose já alcançou 102.447 pessoas (81,06% de cobertura vacinal), enquanto que a dose de reforço já foi aplicada em 9.521 trabalhadores da saúde e em idosos.
Autor: Pedro Ricardo