SRS-Sete Lagoas encerra curso de Boas Práticas de Inspeção Farmacêutica

Imagem

A equipe da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Sete Lagoas realizou a apresentação do último módulo do Curso de Boas Práticas de Inspeção em Drogarias, Farmácias Privadas e Postos de Medicamentos, na sexta-feira (17/12). O encontro se deu com a presença de técnicos e coordenadores da região para fechamento dos módulos anteriores e encerramento do ano.

A coordenadora do Núcleo de Vigilância Sanitária (Nuvisa) da SRS-Sete Lagoas, Gláucia Maria de Paula Lopes, saudou os participantes, ressaltando o trabalho em equipe e a organização dos módulos do Curso. “O trabalho desempenhado junto aos fiscais municipais durante todo o ano de 2021 para fortalecimento da Vigilância das farmácias e drogarias demonstrou a qualidade que vem sendo realizado, a organização, o planejamento, e a condução de todos os módulos com a superação das limitações, que culminou no belíssimo encerramento”, disse.

A farmacêutica Daniella Guimarães de Araújo abordou a importância do reconhecimento da Vigilância Sanitária como potencial de educação e a relevância da comunicação: “Deve-se investir em conhecimento de diversas linguagens: debate público, atuação sistemática nas escolas, em todas as formas de arte, que são exemplos possíveis de comunicar a Vigilância Sanitária e sua imprescindível tarefa na estruturação do Sistema Único de Saúde”, observou.

Discutiu-se, na sequência, o módulo “Inspeção” com foco na importância para a atuação competente dos inspetores na complexa área das drogarias e farmácias. A palestra destacou a relevância do reconhecimento da Vigilância Sanitária como projeto civilizatório sempre por fazer, considerando os problemas crônicos e os “novos” problemas que se tornam agudos com a globalização.

Existe a previsão de que o curso seja replicado em 2022 nas áreas de Serviços de Saúde e Alimentos, dando andamento ao Plano Diretor de Vigilância Sanitária (PDVisa) em reforço ao trabalho que vem sendo desempenhado pelo setor ao longo dos últimos anos.

Para o superintendente regional de Saúde de Sete Lagoas, Fabrício Júnior Alves Teixeira, o curso ministrado pela equipe do Nuvisa teve como objetivo fortalecer ainda mais as vigilâncias sanitárias municipais, tão importantes na implementação de políticas públicas de saúde, principalmente na área de medicamentos e congêneres. “A execução da rotina de promoção e proteção à saúde da Vigilância Sanitária é essencial para proteger os cidadãos. Parabéns a todos os envolvidos nessa iniciativa, especialmente as farmacêuticas do setor, Fabiana e Sâmia, que planejaram e organizaram o curso com muito carinho e dedicação”, finalizou Teixeira.

 
 

Autor: Nayara Souza

Rolar para cima