SRS Uberaba realiza planejamento da Campanha Antirrábica Anual com municípios

Imagem

Na última sexta-feira (08/04), a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba realizou, de forma online, uma capacitação de planejamento para aplicação da vacina antirrábica em cães e gatos para referências técnicas municipais. Na reunião, discutiu-se especialmente, a importância da imunização dos animais como ação para controle da raiva e também a necessidade de planejar a campanha com antecedência. Este ano, vacinação deverá acontecer entre 01 de agosto e 30 de setembro, com duração máxima de 45 dias contados do início da campanha.

Segundo a referência em vigilância da raiva da SRS Uberaba, Roberta Silveira, o objetivo é vacinar o maior número de animais no menor intervalo de tempo possível. Ela explica que “neste primeiro encontro, iniciamos o planejamento da campanha anual, que é o momento em que cada município deve analisar sua realidade e traçar estratégias para atingir o objetivo de vacinar o máximo de animais no menor intervalo de tempo”. As vacinas serão distribuídas em duas remessas, sendo a primeira na segunda quinzena de julho e a última na segunda quinzena de agosto.

Thaís Barbosa, referência em Imunização da SRS Uberaba, também participou da reunião de planejamento e, segundo ela, “as vacinas caninas são produtos termolábeis, ou seja, sensíveis ao calor, frio e à luz e, por isso, devem ser armazenadas, transportadas, organizadas, monitoradas, distribuídas e administradas adequadamente, conforme as normas exigidas”, pontuou. “Na campanha antirrábica animal é necessário manter as condições ideais durante todos os processos, para assegurar as características iniciais das vacinas e conferir, de fato, a imunidade, “ esclareceu.

A médica veterinária do município de Frutal, Camila Veiga, afirma que “a reunião foi educativa e muito simples, de forma que qualquer pessoa possa compreender, e também foi proveitosa no esclarecimento de dúvidas. Faremos nossa vacinação em 45 dias, apesar do desafio que temos com poucos veículos e uma zona rural extensa, mas vamos nos empenhar para cumprir as metas, fazendo um trabalho amplo de divulgação para a população, inclusive nas escolas”, finalizou.

Autor: Sara Braga

Rolar para cima