Planejamento e Mobilização Social: balanço de ações em 2022 pela AGR da Regional de Pirapora

27.12Pirapora reuniaoAGR

A Gerência Regional de Saúde (GRS) Pirapora promoveu o Encontro Técnico de “Encerramento das Atividades da Assessoria de Governança Regional (AGR), referentes ao ano de 2022″. Além das discussões da temática, o evento marcou a consolidação da implantação da Rede de Mobilização Social na Microrregião de Saúde de Pirapora, após a adesão de 100% dos municípios.

A Gerente Regional de Saúde substituta da GRS Pirapora, Mariana Ribeiro, o secretário municipal de Saúde e presidente do Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde (COSEMS) Pirapora, Rafael de Paula Lana, a referência técnica de Mobilização Social da GRS Lillian Morais e a coordenadora da AGR, Adriana Katia Emiliano Souza, participaram da abertura da reunião.

Mariana Ribeiro reafirmou que a GRS está sempre de portas abertas para auxiliar o desenvolvimento dos municípios na elaboração e monitoramento dos seus trabalhos. “Estamos conduzindo, em parceria com o COSEMS, as políticas públicas na nossa região e apoiamos permanentemente os municípios na elaboração dos seus planos de trabalho, bem como nos monitoramentos para alcance de metas nos indicadores de saúde”, salientou.

Rafael Lana também destacou a parceria SES e COSEMS e enumerou diversas atividades como reuniões técnicas, seminários e grupos de trabalhos, nas quais a GRS tem apoiado o município pólo, e auxiliado na criação de espaços para troca de experiências e discussões em busca de soluções para problemas na Micro. “Essa parceria tem sido fundamental para conseguir a efetivação, com qualidade, das políticas públicas de saúde no território, que é onde a nossa população e da Microrregião mais precisa” afirmou o Secretário.

Durante a reunião, Adriana Kátia, coordenadora da AGR falou sobre a agenda e os compromissos dos municípios acerca dos Instrumentos de Gestão do SUS,e orientou para que não deixassem para última hora a prestação de contas dos recursos. Sobre estratégias de planejamento, cada gestor municipal comentou sobre aspectos importantes que mudaram a forma de planejamento do município, promovendo uma melhor qualidade na prestação de serviços públicos.

O secretário municipal de saúde de Buritizeiro, Sinvaldo Pereira, destacou que para organizar a prestação de contas do município foi preciso criar um grupo de trabalho que atuou no planejamento do município, buscando o equilíbrio entre o orçamento e as contas públicas. “Assim dentre as várias conquistas destaco a adequação e ampliação da rede física da estrutura de saúde do município; a melhoria dos processos de trabalhos com foco nos resultados para garantia do acesso à saúde da população”, ressaltou.

A segunda parte da reunião abordou a consolidação da Rede de Mobilização Social na Microrregião de Saúde de Pirapora. A referência técnica Lillian Morais falou que o trabalho de Mobilização Social em Saúde visa ampliar o conhecimento dos cidadãos e sua integração com os programas do Estado. A partir desse entendimento, espera-se que, por intermédio da Rede de Mobilização Social em Saúde, a GRS e municípios busquem e legitimem parcerias com diversos setores da sociedade das áreas da educação, cultura, economia e da saúde para o desenvolvimento de ações, projetos e campanhas.

Para o ano de 2023 como encaminhamentos ficaram as solicitações cursos para capacitações e qualificações acerca do planejamento em saúde; capacitações para conselheiros municipais de saúde e equipes técnicas municipais; fortalecimento da Educação Permanente em Saúde e da Rede de Mobilização Social nos municípios.

Autor: Gerência Regional de Saúde de Pirapora

Rolar para cima