Covid-19: Regional de Montes Claros repassa mais 6,6 mil doses de vacinas pediátricas a 54 municípios

Foto: Pedro Ricardo

 

Na segunda-feira, 6 de fevereiro, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros repassou a 54 municípios que integram a sua área de atuação a segunda remessa de 6.680 doses de vacinas pediátricas da Pfizer/BioNtech, destinadas à aplicação da primeira, segunda e terceira dose em crianças de 6 meses a 4 anos de idade. A remessa de vacinas chegou à Rede de Frio da SRS Montes Claros na tarde de sexta-feira, 3 de fevereiro, como parte de 180 mil doses que o Ministério da Saúde entregou na semana passada à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), visando atender demandas de 853 municípios.

A coordenadora de vigilância em saúde da SRS, Agna Soares da Silva Menezes explica que de acordo com nota técnica da Coordenação Geral de Incorporação Científica e Imunização do Ministério da Saúde, as crianças de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias que já iniciaram o esquema com a vacina da Pfizer devem completar o esquema primário de três doses com o mesmo imunizante. Para isso, os pais deverão respeitar os intervalos definidos pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), de quatro semanas entre a primeira e a segunda dose, e de oito semanas entre a segunda e a terceira dose.

Já as crianças na faixa etária de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias que ainda vão iniciar a vacinação contra covid, vão receber o imunizante da Pfizer no esquema primário de três doses, com intervalo de quatro semanas entre a primeira e a segunda dose, e de oito semanas entre a segunda e a terceira dose. Os esquemas de vacinação básicos devem ser realizados utilizando a mesma vacina.

Agna Menezes lembra que, assim como os adultos, as crianças devem ser vacinadas contra a covid visando evitar que, mesmo contraindo o novo coronavírus, não evoluam para situações de saúde mais graves, exigindo internações hospitalares. “O surgimento de novas variantes do novo coronavírus coloca em risco a saúde das pessoas que não foram vacinadas ou que não completaram o esquema vacinal tomando as doses de reforço. No caso das crianças, que ainda possuem sistema imunológico frágil, a vacinação constitui iniciativa importante a ser adotada pelos pais ou responsáveis”, reforça a coordenadora. 

Entre os municípios que possuem maior população e que receberam maiores quantidades de doses de vacinas pediátricas da Pfizer estão: Montes Claros (2,5 mil doses); Janaúba (460); Bocaiúva (300); Jaíba (260); Salinas (240); Taiobeiras (220); Porteirinha (200); Espinosa e Rio Pardo de Minas (180); Coração de Jesus, Francisco Sá e São João do Paraíso (140); Monte Azul (120); Capitão Enéas e Grão Mogol (100 doses de vacinas para cada município).

Autor: Pedro Ricardo

Rolar para cima