A Coordenação de Atenção à Saúde (CAS) da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pedra Azul realizou, no dia 15 de junho, no Auditório Gilberto Campos de Oliveira, o 1º Fórum de Práticas Integrativas Complementares (PICs). O evento teve como objetivo sensibilizar sobre a implementação, a ampliação e o fortalecimento das PICs na região.
As Práticas Integrativas Complementares são abordagens terapêuticas complementares à Medicina Convencional, que buscam estimular os mecanismos naturais de promoção e recuperação da saúde, prevenção de doenças e agravos, por meio de tecnologias eficazes e seguras. Elas se destacam pela ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. Essas práticas adotam uma visão ampliada do processo saúde-doença e promovem o cuidado humano integral, especialmente o autocuidado.
O 1º Fórum das PICs contou com uma programação diversificada, iniciando com uma apresentação cultural no intuito de estabelecer conexão com a sabedoria tradicional. Em seguida, foram expostos os cenários nacional, estadual e regional, além dos movimentos institucionais relacionados às PICs. Um dos pontos centrais do evento foi o debate sobre a operacionalização das PICs não apenas nos pontos de atenção da Rede de Atenção à Saúde (RAS), mas também como instrumento de gestão. A troca de conhecimentos e experiências bem sucedidas e a oferta de vivências em PICs também foram destaques durante o Fórum. A direção regional, a equipe CAS, gestores e referências técnicas municipais de saúde e parceiros participaram ativamente do evento.
A coordenadora da Atenção à Saúde, Michele Ferraz, destacou a importância da PICs. “Espera-se que esse Fórum das PICs seja apenas o primeiro de uma série de eventos e ações voltados para a expansão dessas práticas na região. O momento foi único, pautado na escuta, humanização, acolhimento, integração e muito saber.”
A referência técnica regional de Promoção da Saúde, Adriadna Arruda, ressaltou a importância desse momento de discussão e enfatizou a necessidade dos serviços de saúde ampliarem sua perspectiva para incluir políticas contra hegemônicas como novas possibilidades terapêuticas para o cuidado em saúde. Arruda destacou que “a valorização dos saberes tradicionais nos conecta à fonte de nossa existência e nos ensina modos de vida sustentáveis, garantindo a sobrevivência entre gerações.”
Fórum Regional
O 1º Fórum de Práticas Integrativas Complementares da GRS Pedra Azul marcou um importante passo para a consolidação dessas práticas na região. Com a ampliação do olhar sobre as opções terapêuticas e a valorização dos saberes tradicionais, espera-se que os serviços de saúde possam oferecer um cuidado mais abrangente e integral para a população. A troca de experiências e o debate entre os participantes contribuíram para impulsionar a implementação das PICs, promovendo uma abordagem mais humanizada e sustentável no campo da saúde.
Segundo Adriadna Arruda, é fundamental que gestores e profissionais de saúde experienciem as PICs para o reconhecimento de seus benefícios e consequente incorporação na gestão do trabalho e nas ações assistenciais dos serviços. “O melhor argumento para o convencimento sobre a efetividade das PICs é a vivência”, defendeu.
Autor: Allan Gomes Campos