A equipe de mobilização contra a dengue da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES) estará, entre os dias 25 e 29 de julho, em Guarda-Mor, município localizado a 551 km de Belo Horizonte. A ação faz parte do programa de força tarefa, criado pela SES, para minimizar o número de casos da doença em cidades que apresentaram grande aumento na incidência da dengue no primeiro semestre de 2013. Os agentes irão atuar, principalmente, em áreas consideradas de risco, como casas, lojas comerciais e lotes baldios, para eliminar os possíveis criadouros do Aedes aegypti.
A Reunião Intersetorial, que acontecerá no dia 25, dará início aos trabalhos com a participação da sociedade civil e as lideranças municipais dos três setores da sociedade – poder público, empresas e ONGs – dialogando e desenvolvendo ações conjuntas para o enfrentamento da dengue.
Haverá também ações de rua como o Dengue Móvel, que mobilizará a população para troca de inservíveis – materiais que acumulam água como pneus, garrafa PET e latinhas – por material escolar. O município também receberá o evento “Minha Cidade sem Dengue” que divulgará a cultura local com uma ampla programação, incluindo aferição da pressão arterial e atividades recreativas como pula-pula e distribuição de pipoca e algodão-doce. As atividades se encerram com um passeio ciclístico, alertando a população, durante todo o trajeto, sobre as ações mais eficazes para combater a proliferação da dengue.
População motivada
Para Fabiana Britto, referência da ação da dengue na regional de Patos de Minas, a participação da população de Guarda-Mor é importante para o sucesso do evento. “Esperamos ter uma mudança de comportamento coletivo no combate à doença, além da colaboração dos agentes no momento das visitas domiciliares”.
Ainda de acordo com Fabiana, a força tarefa e as ações de mobilização social darão maior visibilidade e importância ao combate permanente e diário ao mosquito da dengue. “Após as ações de mobilização, a população de Guarda-Mor deverá continuar e progredir na eliminação de materiais inservíveis, além de denunciar locais que podem ser criadouros do mosquito da dengue”, finaliza.
Programação
Dia 25 – Reunião Intersetorial
Hora: 14h às 16h
Local: Casa de Cultura de Guarda-Mor – Rua Uberlândia, 920/JK.
Dia 26 – Dengue Móvel
Hora: 09h às 15h
Local: Praça da Câmara Municipal
Dia 26 – Capacitação de multiplicadores sociais
Hora: 14h às 16h
Local: Casa de Cultura de Guarda-Mor
Dia 27 – Evento “Minha cidade sem dengue”
• Fanfarra na Casa de Cultura
• Teatro “Como prevenir contra a dengue” – Casa de Cultura
• Teatro “Deu a louca no mundo da fantasia” – Programa de Saúde da Família
• Atividades Recreativas – CRAS
Hora: 09h às 15h
Local: Praça da Câmara Municipal.
Dia 28- Passeio Ciclístico
Hora: 08h às 10h
Local: Praça da Câmara Municipal.
Autor: Alexandre Peixoto