No sábado, 29/03, os moradores do bairro Confisco, na região da Pampulha, participaram de mais um evento “Super no seu Bairro”. Promovido pelo Jornal Super Notícias, em parceria com o Governo de Minas. A ação levou atividades de prestação de serviços, saúde e lazer e contou com a atuação do dengue móvel e dengômetro, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES).
As atividades ocorreram no Parque do Confisco, próximo da Escola Municipal Anne Frank, reunindo também a comunidade escolar. Crianças e adultos realizaram um verdadeiro mutirão. Com apenas 12 anos Giovane Eduardo Pereira dos Santos compareceu carregando várias garrafas pet e afirmou que fez uma limpeza no quintal. “Eu sei que a dengue mata e doente é que eu não quero ficar”, disse. A dona de casa Glória Dos Santos Georgina também disse que já pela manhã recolheu os objetos do quintal. “ Recolhi tudo que estava jogado e que poderia trazer aqui. Também falei para minha vizinha fazer o mesmo. Ficar com dengue é o que ninguém quer”, disse.
Além de cuidar da saúde evitando o mosquito da dengue outros serviços, como a emissão de carteiras de identidade, atendimento jurídico e oficinas de leitura também foram realizados. O Caminhão Ciência em Movimento da Fundação Ezequiel Dias (FUNED) também estava presente no evento. Os moradores do bairro tiveram uma verdadeira aula sobre ciências e esclareceram dúvidas sobre animais peçonhentos.
Para as gestantes e mamães, a SES também reservou um espaço especial, pois elas receberam a cartilha da gestante do Programa Mães de Minas. Clarice Gomes Ferreira, mãe da menina Rakhel Thamyres, de dois meses, já é cadastrada no programa e disse que aprendeu muito com as ligações feitas ao 155. “Não sei o que seria de mim sem o Mães de Minas. Já fiquei com tantas dúvidas que foram esclarecidas nas ligações e agora estou mais segurança como mãe”, falou.
Kit de higiene bucal
As pessoas que realizaram a troca no dengômetro montado no bairro Confisco trocaram pneus, latas e garrafas pet por um kit de higiene bucal. O kit é composto por escova, creme dental e fio dental. Isabela Cecília Silva Barbosa, de 13 anos, saiu feliz ao trocar 15 garrafas pet pelo kit. “Gosto de escovar os dentes e agora com uma escova nova é que vou escovar mais ainda”, falou.
Autor: Alessandra Maximiano
