Começaram nesta terça (13/9) as atividades da XIII Semana do Peixe, na Cidade Administrativa (CA). A programação vai até a próxima sexta-feira (16/9) e inclui aulas experimentais abertas ao público com a preparação de pratos gourmets à base de pescados (rã, truta e tilápia) com o Chef Eduardo Avelar; sorteio de brindes e de participantes para a degustação dos pratos; exposição de peixes ornamentais (Betta, Carpa, Guppy, Kinguios e Molinésia) e a comercialização de pescados na Feira de Agricultura Familiar, realizada às sextas-feiras na Cidade Administrativa.
Na solenidade de abertura, o secretário-adjunto da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Kleber Villela Araújo, destacou a importância da iniciativa para fortalecer a cadeia produtiva do pescado em Minas. “Temos o desafio de aumentar o consumo, no estado, para aproximadamente 14 quilos por habitante, que é a média ideal recomendada” afirma. Para se ter uma ideia do que esse crescimento significa, o consumo mundial por habitante está em torno de 18 quilos; em Minas Gerais está próximo a oito quilos e, em Belo Horizonte, o índice é de apenas cinco quilos por pessoa.
Veja no Blog da Saúde MG:
– Livro de Receitas online disponibiliza dicas sobre o pescado
O secretário de Desenvolvimento Agrário, professor Neivaldo, anunciou a criação da Diretoria de Produção Animal, que ficará responsável pelos assuntos ligados à piscicultura. “Estamos reformulando essa área para trabalhar políticas públicas que contribuam para o aumento do consumo do peixe e a renda do pescador ligado à agricultura familiar”, explica.
Aulas Experimentais
Alunos do curso de Gastronomia da UNA, coordenados pelo Chef Eduardo Avelar, prepararam três pratos gourmets à base de pescados. Durante os três dias de funcionamento das aulas experimentais, serão realizados nove pratos diferentes, todos à base de pescados.
No cardápio desta terça, foram preparados e servidos “Ceviche do Cerrado com limão capeta e Castanha de Baru”; “Rã grelhada com Ratatouille do Quintal” e “Suflê de Truta com Casca de Abóbora”. Cerca de 200 pessoas acompanharam o passo a passo das receitas.
A servidora Maria de Lourdes Fernandes Bretas Campos, da Casa Civil, definiu a iniciativa como rica e grandiosa. “O foco dessas aulas experimentais não ficou somente nas receitas, mas houve toda uma preocupação em explicar a parte nutricional e o aproveitamento de todos os ingredientes, como a casca de abóbora. Adorei a iniciativa”, afirma.
A programação faz parte de várias ações do governo estadual de apoio à campanha nacional organizada pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) durante a primeira quinzena de setembro, que tem o objetivo de aumentar o consumo de pescado entre a população.
As ações na Cidade Administrativa envolvem o trabalho em parceria das Secretarias de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa); do Desenvolvimento Agrário (Seda) e da Educação (SEE). Também participam da campanha da XIII Semana do Peixe, a Emater-MG e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), órgãos vinculados à Secretaria da Agricultura.
A solenidade também contou com a presença do Superintendente substituto e Coordenador de Pesca e Aquacultura do MAPA, Dermeval Silva Neto; do coordenador da Câmara Técnica de Aquacultura, Leonardo Romano; e do Diretor Geral do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Marcílio de Sousa Magalhães e do Diretor Técnico do IMA, Thales Almeida Pereira Fernandes.
Serviço:
Programação – Semana do Peixe na CA
** Aulas Gourmets – 13 a 15 de Setembro de 12h às 14h, Hall de entrada do Prédio Gerais. Aulas abertas ao público, com sorteio de brindes e de 20 participantes para a degustação dos pratos
** Exposição Peixes Ornamentais – 13 a 15 de Setembro, de 8h às 18h, no subsolo do Prédio Gerais
** Comercialização de Pescados – 16 de Setembro, de 11h às 15h, dentro da Feira da Agricultura Familiar, no Subsolo do Prédio Gerais
Autor: Agência Minas