Belo Horizonte sedia Congresso Ibero-Americano de Medicina Transfusional

Belo Horizonte vai sediar, na próxima semana, dois eventos na área de saúde, que reunirão profissionais de países de língua portuguesa e espanhola. O 9º Congresso do Grupo Cooperativo Ibero-Americano de Medicina Transfusional – GCIAMT, que será realizado no período de 15 a 17 de abril, e o VIII Simpósio Hemominas de Transfusão Sanguínea, no dia anterior, 14/04. Ambos os eventos acontecem no Ouro Minas Palace Hotel.

O GCIAMT é um grupo que abrange todos os países da América Latina e também Espanha e Portugal, na missão de fomentar e promover o desenvolvimento da Medicina Transfusional para beneficiar a saúde e o bem-estar da população. O congresso do Grupo Cooperativo Ibero-Americano de Medicina Transfusional é realizado a cada dois anos em um dos países membros. O evento é uma realização da Fundação Hemominas, Governo do Estado de Minas Gerais, SUS, Ministério da Saúde e Governo Federal, com o apoio da Política Nacional de Sangue e Hemoderivados, Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia e Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Em 2015, Minas Gerais e a Fundação Hemominas foram indicadas para sediar o evento através de convite que partiu da atual presidente do Grupo, Dra. Graciela León de González, que muito admira o trabalho realizado em Minas Gerais e no Brasil. 

A realização do Congresso em Minas Gerais consolidará a posição da Hemominas como instituição de renome na hemoterapia brasileira, possibilitando a divulgação de suas atividades e dos seus profissionais pesquisadores na área de Medicina Transfusional.

A realização do Congresso em Minas Gerais é uma oportunidade de os participantes trocarem experiências e conhecimento, atualizando práticas que beneficiem os cidadãos e pacientes de todos os países participantes e consolidando como referência técnica a expertise brasileira e do sistema de saúde mineiro na área. As palestras com convidados nacionais e internacionais irão propiciar estímulo técnico e científico aos serviços de hemoterapia no Brasil e nos países de língua latina.

Estão inscritos no 9º Congresso GCIAMT cerca de 920 profissionais e estudantes ligados à área de saúde. A programação do evento será em português e espanhol, com tradução simultânea para as duas línguas.

Mais informações: www.gciamt2015.com.br/

Autor: Assessoria de Comunicação Hemominas

Rolar para cima