Caminhão Mamógrafo visita Varginha

Caminhão Mamógrafo visita Varginha

No dia 29 de outubro, sábado, Varginha recebeu o Mamógrafo Móvel, caminhão que está circulando onze cidades no Estado como ferramenta representativa do Outubro Rosa, projeto que incentiva o Combate ao Câncer de Mama.

O caminhão chegou à Varginha no dia 28, sexta-feira, e se instalou na Praça do ET, ponto central da cidade, despertando, assim, a atenção de centenas de pessoas para a causa.

A equipe do caminhão realizou cinqüenta mamografias durante todo o sábado. Estas, por sua vez, já haviam sido pré-agendadas pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Varginha, por meio da Coordenadoria de Atenção Primária, e da Superintendência Regional de Saúde, que mobilizou, dentre as selecionadas, várias gestoras de saúde da jurisdição da SRS Varginha, que se enquadravam na faixa etária (45 a 69 anos) para a realização do exame.

As mulheres que se interessaram na realização do exame, e que não estavam inclusas na listagem das cinqüenta mamografias que foram realizadas no sábado, foi disponibilizado um encaminhamento, através do qual as voluntárias da Secretaria Municipal de Saúde de Varginha as direcionavam à Unidade de Saúde mais próxima de suas residências, para o agendamento do exame.

José Richardson Pereira, Superintendente Regional de Saúde de Varginha, esteve presente no evento, acompanhando os encaminhamentos e direcionando as interessadas a se cadastrarem com as voluntárias. “É uma iniciativa inovadora, pois desperta a atenção de toda a população para esta causa, que é de extrema importância para a saúde da mulher”, afirmou.

Estiveram presentes, também, o Prefeito Municipal, Eduardo Carvalho, o Secretário Municipal de Saúde, Fausto Geraldelli, dentre demais autoridades do município. Todos visitaram as instalações do caminhão, guiados pelas profissionais que realizaram os exames.

Dentre as mulheres que realizaram o exame, estava Heliene Isabel Silva Paiva, servidora pública. Foi a terceira vez que Heliene realizou a mamografia, e, segundo ela, “foi uma chance muito boa de cuidarmos da saúde, todas as mulheres têm de despertar para oportunidades como esta”.

Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também nohttp://www.youtube.com/agenciaminasgerais

Autor: Tânia Corrêa / SRS Varginha


Rolar para cima