A equipe do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (CAPS AD) do município de Muriaé participou, no dia 17/8, de aula do curso de graduação de psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O convite foi para apresentar o trabalho desenvolvido pelo dispositivo, que possui vínculo com uma Unidade de Acolhimento Residencial de Adulto, também da Secretaria Municipal de Saúde de Muriaé, visando oferecer acolhimento voluntário para pessoas em uso de drogas e situação de vulnerabilidade social, que demandem acompanhamento terapêutico e residencial.
Em todo o estado de Minas Gerais existem apenas cinco dispositivos com esta vocação, o que torna o trabalho desenvolvido em Muriaé ainda mais relevante. “Investir em direitos básicos das pessoas em uso prejudicial de drogas é uma ação que deveria ser prioridade, porém, vemos um movimento contrário na sociedade. Como qualquer ser humano que precisa de atendimento de saúde, essas pessoas precisam manter o vínculo social e familiar, ter cuidados em saúde, direito de morar, trabalhar, acessar serviços públicos e é isso que as equipes do CAPS AD e da Unidade de Acolhimento fazem. É gratificante ver que Muriaé está com este projeto, que une o serviço do CAPS a uma unidade de acolhimento, o que otimiza demais os bons resultados para os usuários”, comentou Fabiana Érica de Souza, servidora pública na Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá, que mediou o encontro por ser aluna do curso de Doutorado em Saúde Coletiva na instituição, juntamente com o professor Telmo Mota Ronzani, docente da Faculdade de Psicologia da UFJF.
A aula na UFJF contou com alunos dos cursos de Psicologia, Direito, Serviço Social e Administração. Para a psicóloga Cássia Ribeiro de Souza, que integra a equipe multidisciplinar do CAPS AD de Muriaé, momentos como esses, que integram a Universidade e o dia-a-dia dos profissionais de saúde, fortalecem a política pública de saúde e educação. “Esses encontros fazem com que os dois campos consigam refletir sobre o que fazem, visando melhorar a qualidade dos serviços ofertados, tanto de quem forma, como de quem está na prática e vivencia, como a academia pensa a nossa função como reproduz conhecimentos que fortaleçam o SUS”, concluiu.
O CAPS AD de Muriaé foi implantado no ano de 2015 e visa ofertar cuidados em saúde para pessoas com problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas. Tanto o CAPS ad de Muriaé quanto a Unidade de Acolhimento de Adulto possuem referência e abrangência regional atendendo aos 11 municípios da microrregião de saúde.
Autor: Keila Siqueira de Lima