Carreira dos Servidores da Saúde é discutida em reunião na SES

Imagem

Durante a tarde de ontem (22/08), na Cidade Administrativa de Minas Gerais, o secretário adjunto da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Francisco Antônio Tavares Júnior, e a subsecretária de Gestão de Pessoas, Fernanda Neves, em reunião com representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde/MG), discutiram as propostas apresentadas para a carreira dos servidores da SES e de instituições vinculadas ao Estado como a Escola de Saúde Pública (ESP) e as Fundações Hospitalar de Minas Gerais (FHEMIG), Hemominas e Ezequiel Dias (FUNED).

 

Francisco Tavares Júnior avaliou a reunião como de extrema importância para a discussão de pontos importantes na carreira dos servidores. “Apesar de termos um conjunto de limitações, que não permite que atendamos todas as reivindicações, o Estado está disposto a negociar. Nossa demonstração de compromisso com as negociações tem de ser uma atuação de ambos os lados. O processo de negociação está sendo harmônico e estamos abertos a avaliar e atender, dentro da medida do possível, as solicitações”, afirmou.

Entre as propostas apresentadas, foram destacados desconto previdenciário sobre essa gratificação; Equiparação salarial dos trabalhadores de nível técnico da FUNED com o de nível técnico da Hemominas e reformulação do plano de carreira, cargos e salários dos servidores da FUNED. Incorporação da gratificação complementar aos contratos administrativos; gratificação complementar de 50% para todos os níveis, com incorporação e desconto previdenciário para os funcionários da Hemominas. Pagamento do abono de emergência para os servidores da SES que estão à disposição da Fhemig; pagamento da gratificação complementar para os trabalhadores EPGS e agilidade na discussão e implantação da creche para os filhos dos servidores da Cidade Administrativa.

A Subsecretária de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG), Fernanda de Siqueira Neves, falou da importância das reivindicações para os servidores, mas pediu cautela para não sobrecarregar os cofres públicos. “Quando falamos do Plano de Carreira devemos pensar na questão financeira do Estado. Não adianta concedermos benefícios e, daqui a 10 anos, não termos dinheiro para pagar. Hoje a saúde tem um diferencial e muitos avanços que conseguimos até agora foi pelo fato da saúde ser prioridade. Temos que ter muita responsabilidade nas decisões, pois depois teremos que ter muita responsabilidade para cumpri-las”, explicou.

O Presidente do Sind-Saúde/MG, Renato Almeida de Barros, achou as discussões satisfatórias, mas aguarda outras modificações. “A reunião de hoje foi bastante produtiva e positiva. Esperamos que na próxima reunião, marcada para setembro, possamos ter uma conclusão dos pontos que ficaram pendentes e que são cruciais para toda a categoria. Esperamos que o processo de discussão avance cada vez mais, como começou a acontecer a partir de agora”, finalizou.

No final da reunião, ficou agendada, para 13 de setembro, um novo encontro entre o Secretário Adjunto da SES-MG, Francisco Tavares, e a subsecretária de Gestão de Pessoas da SEPLAG, Fernanda de Siqueira Neves, com os representantes do Sind-Saúde/MG juntamente com representantes dos servidores da SES, da FHEMIG, da Hemominas, da FUNED e da ESP, para concluírem as propostas que ficaram pendentes.

Autor: Míria César

Rolar para cima