A Regional de Saúde de Montes Claros realizou nessaterça-feira (14/4), por meio de videoconferência, a primeira reunião do Centro de Operações de Emergências em Saúde (COES-MG/Covid-19), que contempla os 86 municípios que integram a região ampliada de saúde do Norte de Minas. Criado por meio de decreto, o COES-MG se constitui como uma estrutura operacional com o objetivo de promover a articulação e integração dos diversos órgãos governamentais e instituições atuantes no Norte de Minas, voltadas para o enfrentamento ao novo coronavírus.
Além da Regional de Montes Claros, o COES tem a participação das regionais de saúde de Januária e Pirapora; do Conselho de Secretários de Saúde de Minas Gerais(Cosems), Polícia Militar, Ministério Público, Corpo de Bombeiros, Serviço Móvel de Urgência e Emergência (SAMU), representantes de hospitais de referência, entre outros gestores de serviços de saúde.
A coordenadora do Centro de Operações de Emergências em Saúde do Norte de Minas e superintendente regional de Saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques, entende que “o trabalho implementado pelo COES, contando com a experiência e articulação de representantes de vários órgãos e entidades possibilitará à região avançar nas ações de planejamento para o enfrentamento ao novo coronavírus, uma vez que se trata de uma pandemia que atinge os mais variados setores da sociedade”, disse.
As reuniões do COES são semanais, oportunidade que os representantes dos diversos órgãos governamentais e de instituições têm de apresentar sugestões de ações a serem desenvolvidas nos municípios. Durante o encontro, a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e de Saúde do Trabalhador da Regional de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, apresentou o panorama da Sala de Situação dos casos de COVID-19 já notificados no Norte de Minas. Dados oficiais divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais(SES-MG), por meio de Boletim Epidemiológico diário, apontam que até o momento seis casos de Covid-19 estão confirmados na região, sendo três em Janaúba; dois em Pirapora e um em Montes Claros, neste caso tendo o paciente evoluído para óbito.
Por outro lado, das 247 amostras de exames encaminhadas para análise laboratorial por parte das regionais de saúde do Norte de Minasà Fundação Ezequiel Dias (Funed), já foram liberados 201 resultados.
NOVAS UTIs
Ainda durante a reunião, a superintendente regional de Saúde, Dhyeime Marques, informou que a diretoria do Hospital Universitário Clemente de Faria já providenciou a cessão de 30 respiradores para abertura de novos leitos de UTI nos hospitais Santa Casa e Dílson Godinho, sediados em Montes Claros e nos municípios de Brasília de Minas, Pirapora, Taiobeiras e Janaúba. Os novos leitos darão suporte à descentralização da internação de pacientes em situação grave de saúde, causada pela Covid-19.
O promotor e coordenador regional das Promotorias de Justiça e Defesa da Saúde da região macro Norte de Minas, Leandro Pereira Barboza, ressaltou a importância das regionais de Saúde de Montes Claros, Januária e Pirapora acompanharem de perto o trabalho de abertura de novos leitos de UTI nos hospitais , visando garantir que eles efetivamente sejam colocados à disposição da população. Por outro lado, salientou o promotor que “a iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais de regionalizar o trabalho do COES possibilita a abertura de diálogo com as lideranças e gestores, o que propicia uma busca mais efetiva pela solução dos problemas levando em consideração as peculiaridades regionais, diante do avanço da epidemia do coronavírus em todo o país”, disse.
Também, por meio de videoconferência, a Regional de Saúde de Montes Claros já iniciou trabalho de alinhamento final dos fluxos de atendimento de pacientes com suspeitas de terem sido infectados pelo novo coronavírus. Os fluxos contemplam os procedimentos que devem ser conduzidos pelos serviços de atenção primária em saúde, bem como os casos mais complexos de síndrome respiratória aguda grave que serão encaminhados, por meio da Central de Regulação de Leitos da região ampliada de saúde do Norte de Minas, para os hospitais de referência.
Autor: Pedro Costa