Cerca de 20 profissionais da Atenção Primária à Saúde do município de Coimbra participaram de uma capacitação sobre calendário vacinal, oferecida pela Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá, para fortalecer as ações de aumento da cobertura de vacinas do Plano Nacional de Imunização (PNI). A atividade se insere no Vacina Mais Minas, um esforço da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) em aumentar a cobertura vacinal (gral, de todas as vacinas disponíveis) para crianças, adolescentes, adultos e idosos. A Secretaria desenvolveu um hotsite específico para o Vacina Mais minas, que pode ser acessado por meio do link a seguir: clique aqui.
O objetivo da ação foi suprir agentes de saúde, técnicos e enfermeiros com informações do Ministério da Saúde para abrir diálogo com a população que atendem, repassando conhecimento e sensibilizando para que as pessoas atualizem o cartão de vacinas.
O conteúdo da capacitação foi iniciado com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), e foi aprofundado na Política Nacional de Atenção Básica, passando por suas atribuições no âmbito da promoção e prevenção à Saúde, com foco na imunização. “Trabalhamos o conceito de que o SUS não é somente uma Saúde Pública, com tratamentos e medicamentos gratuitos; mas sim, e principalmente, um sistema de saúde coletiva, que envolve toda a sociedade em prol do bem estar comum”, explicou Wallan McDonald, referência técnica em imunização da GRS Ubá, responsável pela capacitação em Coimbra.
Os participantes relataram que aprenderam como o trabalho de visitas domiciliares, prática das Unidades da Estratégia Saúde da Família, são fundamentais para que a cobertura vacinal de todas as faixas etárias se amplie. “Os argumentos que podemos utilizar foram bem esclarecidos pelo Wallan, de uma maneira que nossos pacientes possam entender melhor sobre a importância da imunização de crianças, adolescentes, adultos e idosos. Compreendemos que quanto melhor for a promoção da saúde, melhor será a prevenção, ocasionando a diminuição de adoecimento e mortes por doenças que são preveníveis com vacinas”, contou Nataly Aparecida Justino Campos da Silva, agente comunitário de Saúde.
Atualização da caderneta de vacinação
A caderneta ou cartão de vacinação é um documento tão importante quanto a carteira de identidade de uma pessoa, pois nela ficam registradas todas as vacinas recebidas ao longo de sua vida, ajudando a manter as aplicações em dia. Desde 2004, o Ministério da Saúde passou a definir calendários de vacinação por ciclos de vida. Com isso, além das crianças, houve regulamentação também para os adolescentes, adultos, idosos e gestantes. As vacinas estão disponíveis durante todo o ano nas Unidades de Atenção Primária à Saúde (postos de saúde) e são gratuitas pelo SUS. Ao ir até um posto para se vacinar, não se esqueça de levar a caderneta de vacinação.
Autor: Keila lima