Colegiado Regional de Saúde Mental se reúne em Valadares

Imagem

Os membros representantes do Colegiado Gestor Regional de Saúde Mental de 51 municípios da Região Leste de Minas se reuniram ontem (15/04), pela terceira vez, no auditório da Regional de Saúde de Governador Valadares. Foram discutidos, entre outros temas, o modelo e objetivo da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), o atual cenário e seus desafios, além da apreciação do novo Plano de Ação Regional. 

A referência técnica em Saúde Mental da Regional de Governador Valadares, Fernanda Pamponet de Mello, ressaltou a importância das reuniões do Colegiado. “É um lugar para ouvirmos os desafios e dificuldades que os profissionais têm enfrentado, consolidando essas informações para elaboração de plano de ação, ampliando a cobertura dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e de outros dispositivos da rede”, salientou.

Como parte da programação, o superintendente Regional de Saúde de Governador Valadares, Rômulo Batista Gusmão, fez uma apresentação conceitual sobre as redes de atenção à Saúde. “É fundamental que se organize o nosso raciocínio sobre a dinâmica da Rede de Saúde Mental, como funcionam as redes de atenção, identificando onde está o desafio estratégico para seu funcionamento. Hoje, por conta da tecnologia, temos um momento novo de controle social pelos usuários do Sistema, que cada vez mais têm acesso a informações de forma efetiva, exigindo da área pública uma ótica voltada para a gestão de resultados”, afirmou.

O farmacêutico Jones Marques Fideliz de Mantena, que no município atua como apoio a gestão, avaliou o encontro como importante na implantação da Rede de Saúde Mental. “As apresentações tanto do superintendente Rômulo Gusmão como dos técnicos da Regional foram proveitosas e informativas. Além disso, pudemos discutir muito sobre a implantação de serviços da Rede na região leste, com base na realidade de cada município”, finalizou.

 

Rolar para cima