Começa o Simpósio da Rede de Urgência e Emergência do Norte de Minas

Começa o Simpósio da Rede de Urgência e Emergência do Norte de Minas

A Rede de urgência e Emergência do Norte de Minas promove nesta quinta e sexta-feira, 24 e 25 de novembro, no Centro de Convenções de Pirapora, o 1º Simpósio de Urgência e emergência, reunindo palestrantes de várias regiões do Brasil e da França. A solenidade de abertura aconteceu na manhã desta quinta-feira e contou com a participação de mais de mil profissionais e gestores da saúde.

Ao dar boas-vindas aos participantes, o subsecretário estadual de Políticas e Ações de Saúde, Maurício Rodrigues Botelho, disse que o simpósio representa um momento de avaliação de uma experiência que se tornou objeto de observação internacional e vem sendo replicada Brasil afora. “A Rede de Urgência e Emergência do Norte de Minas é uma idéia ousada e inovadora, que demonstra a capacidade inventiva e comprometida do Governo do Estado. Hoje, três anos depois do início da estruturação, podemos dizer que o projeto continua sendo um desafio, já que saúde é uma demanda que se renova a cada dia, mas a reorganização da atenção da assistência em todos os níveis e a significativa redução de mortes por causas evitáveis na região sinalizam claramente que estamos no caminho certo”, avalia o subsecretário. Segundo Maurício Botelho, o Simpósio vai expor as conquistas e deficiências da Rede e ajudará na definição dos novos rumos a partir do próximo ano.

A Rede de Urgência e Emergência integra 86 municípios do Norte de Minas, beneficiando cerca de 1,6 milhão de pessoas. Da forma como foi organizada, os municípios trabalham integrados, sob um só comando, com indicadores e linguagem única, de modo que toda a estrutura gire em torno do paciente, não o contrário. “Ao contemplar os resultados alcançados pela saúde no Norte de Minas, podemos atestar que o Governo do Estado olha para região com uma visão diferenciado. Certamente, a gestão pública trabalha para receber nota 10 em todos os quesitos, e não tenho dúvida que com a Rede de Urgência e Emergência à saúde da região merece nota 10 com louvor”, atesta o prefeito de Pirapora e presidente do Cisrun, Warmillon Fonseca Braga.

Para a presidente do Colegiado dos Secretários Executivos dos Consórcios Intermunicipais de Saúde de Minas Gerais, Mônica Muller Loureiro, a experiência norte-mineira é resultado de um trabalho de parceria. “O resultado positivo registrado pela Rede de Urgência e Emergência se deve pelo comprometimento de todos, desde os técnicos que atuam na assistência nas unidades de saúde até o gestor. Em todo o Estado, outros consórcios estão se organizando seguindo a experiência vitoriosa do Norte de Minas.

Kelly Cristina Custódio dos Santos, responsável pela organização da rede no sudoeste do Paraná, diz que a experiência norte-mineira em sido fundamental na definição dos critérios em sua região. “Já estive por três vezes visitando o Norte de Minas e agora venho participar do Simpósio certa de que vou adquirir mais conhecimento e experiência para compartilhar com meus munícipes. Sem o conhecer a experiência do Norte de Minas dificilmente teria conseguido avançar no projeto em minha região. Agora, com 42 municípios integrados, já estamos prontos para organizar a Rede, mas quero manter contato permanente com o Norte de Minas, que tem sido uma parceira solidária”, ressalta Kelly.

PROGRAMAÇÃO

Na manhã de quinta-feira, o consultor da SES/MG, Eugênio ViIlaça Mendes proferiu a palestra magna sobre rede de atenção à saúde no SUS. Também foi realizada uma mesa redonda sobre os resultados alcançados com a utilização do Protocolo de Manchester no Estado, apresentado por Welfane Cordeiro, e um recorte com a experiência de Pirapora, apresentado pelo secretário de Saúde do município, Sinvaldo Alves Pereira. A programação da manhã encerrou com uma palestra do subsecretário Maurício Botelho, que falou sobre a estruturação da Rede de Urgência e Emergência do Norte de Minas.

As palestras continuam até as 18 horas, com participação do secretário de Estado da Saúde, Antonio Jorge de Souza Marques, que falará sobre a Rede Estadual de Urgência e Emergência. Ao final do dia, a equipe do Samu Macro Norte fará uma simulação de atendimento a incidente com múltiplas vitimas, com participação do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. O Simpósio prossegue até às 18 horas de sexta-feira.

Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais

Autor: Jerúsia Arruda


Rolar para cima