A comissão composta por membros da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros e Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG) mantém as conversas com a prefeitura de Montes Claros para solucionar o impasse da gestão hospitalar e da atenção de média e alta complexidade no município. Na semana passada, o prefeito Ruy Muniz comunicou à SES-MG que devolveria ao estado a gestão dessas áreas, ficando apenas com a atenção básica à saúde.
No entanto, em reunião realizada na tarde desta quarta-feira (17/06), Muniz recuou da decisão e solicitou ao Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fausto Pereira dos Santos, que não fizesse a retirada da gestão plena do município, propondo uma pactuação para superar os principais problemas e se comprometendo a cumprir os acordos que forem firmados e a regularidade dos pagamentos dos prestadores de serviço.
A situação do município é acompanhada por um grupo de gestores municipais e estadual e foi uma das pautas da reunião do mês de junho da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). Durante a reunião, Fausto Pereira dos Santos explicou que diante do recuo da decisão do prefeito, fica suspensa a resolução que transferiria para o estado a gestão de saúde do município. De imediato será mantida a comissão que acompanha a gestão municipal. O objetivo é ter um processo transparente, que garanta os contratos com os prestadores de serviços, processos de regulação adequados e que possam ser acompanhados pela regional de saúde.
“O processo de Montes Claros é muito complexo porque a situação do prefeito entregando a gestão de um município do porte de Montes Claros é bastante inusitada. Essa mudança de posição da prefeitura traz para nós uma nova realidade. É importante deixar claro que não é um processo de agora. É um processo que já teve idas e vindas. Tem análises, recursos, problemas e essas questões não são questões menores que podem ser resolvidas em uma reunião de meia hora. São questões que precisam de demonstrações práticas e cotidianas que possam ser acompanhadas”, frisou o Secretário de Estado de Saúde.
Para a Superintendente Regional de Saúde de Montes Claros, Patrícia Aparecida Afonso Guimarães Mendes, é uma oportunidade de diálogo, de participação e construção técnica baseada no território. “Acho que para Montes Claros o processo foi muito importante”, afirmou. A comissão deve realizar uma nova visita ao município para continuar a discussão dos ajustes necessários para que haja uma gestão transparente e de qualidade para os usuários. Abaixo, confira a fala na íntegra do Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fausto Pereira dos Santos, sobre a saúde de Montes Claros, durante a reunião da CIB:
Autor: Giselle Oliveira