Comitê COVID-19 Macro Centro Sul realiza reunião de alinhamentos com prefeitos

crédito: Priscila Rezende

Em continuidade às ações periódicas de orientações e alinhamentos no enfrentamento a COVID-19, a Superintendência Regional de Saúde de Barbacena, em parceria com demais membros do Comitê COVID-19 Macro Centro Sul, realizou, nessa segunda-feira (11/05) uma videoconferência para mostrar o cenário epidemiológico e assistencial da macrorregião aos 51 prefeitos da área de abrangência da macro e outras discussões.

Segundo a Superintendente Regional de Saúde de Barbacena, Hérica Vieira Santos, o objetivo foi de demonstrar os cenários de saúde, a partir dos quais são avaliadas as recomendações quanto as medidas de isolamento e à retomada das atividades econômicas. Hérica explicou sobre a avaliação do comitê de retomada das atividades comerciais, além das essenciais já em funcionamento: “Enquanto comitê macrorregional só iremos analisar a possibilidade de alguma flexibilização das atividades econômicas a partir do momento que tivermos os leitos clínicos e de UTI necessários já funcionando, e hoje apresentaremos o quantitativo que nós temos”, afirmou.

Ainda na ocasião, os prefeitos e gestores de saúde dos municípios polo das 4 microrregiões integrantes da macro Centro Sul (Barbacena, Congonhas, Conselheiro Lafaiete e São João Del Rei), apresentaram os dados assistenciais de leitos disponíveis e previstos exclusivamente para os casos de COVID-19. E os promotores de justiça da região pontuaram a necessidade da continuidade das medidas de isolamento e distanciamento social, a possibilidade de adesão ao programa Minas Consciente, como a forma mais segura e embasada para reabertura do comércio a partir da maior disponibilização das estruturas necessárias na saúde, e a cautela necessária antes de iniciar as ondas do programa, uma vez que as decisões devem ser aderidas por todos os municípios da macro para evitar sobrecarga do sistema de saúde e possíveis medidas mais rigorosas, tais como o “lockdown”.

Após os alinhamentos, ficou definida a manutenção da atual orientação à macro de permanência de funcionamento apenas dos serviços essenciais, conforme a Deliberação nº 17 do Comitê Extraordinário do COVID-19 de Minas Gerais. Bem como, reforço das medidas de prevenção e conscientização junto à população (distanciamento, uso de máscaras, medidas de higiene, etc). E, ainda, que as próximas medidas de orientações de retomada de comércio partindo da avaliação da saúde regional, deverão ser novamente alinhadas em outras reuniões periódicas entre os membros do comitê macrorregional e prefeitos municipais.

Autor: Priscila Rezende

Rolar para cima