Comitê Covid-19 Triângulo do Norte reforça cuidados para o fim de ano

Imagem

O Comitê Macrorregional Covid-19 do Triângulo do Norte se reuniu na sexta-feira (10/12), e reforçou que gestão e população devem continuar mantendo os cuidados para a prevenção do novo coronavírus, principalmente com a chegada da variante Ômicron no Brasil.

O uso da máscara, a higienização e o distanciamento social devem ser mantidos, mesmo com o avanço da vacinação na macrorregião. O superintendente regional de saúde de Uberlândia, Marcelo José Pires Ferreira, ressaltou que a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) continua atenta quanto à situação de cada território. “O estado num todo está na onda verde do Minas Consciente, mas cada gestor municipal tem autonomia para definir regras mais restritas. Não é o momento de baixar a guarda, é preciso rever as estratégias de vacinação para atingir 95% de cobertura, que é preconizada pelo Ministério da Saúde, a assistência ao paciente suspeito covid-19 deve ser feita separadamente, não pode haver desabastecimento de medicamentos, além de ser primordial a testagem de caso suspeito aliada ao rastreamento e isolamento de contatos.”

A coordenadora regional da Atenção à Saúde, Júlia Ione Vieira Araújo, destacou que ainda não é hora para desmobilização dos leitos ambulatoriais e mesmo de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na região. “Devemos continuar com os leitos covid-19 na região ampliada, pois as ações devem ser planejadas e articuladas entre os municípios para que não possamos ter uma desassistência aos pacientes”, pontuou a coordenadora.

A grande preocupação dos membros do comitê foi quanto às festividades de fim de ano, sejam tanto encontros familiares quanto eventos maiores. Neste contexto, a coordenadora regional da vigilância epidemiológica, Rosana Gervásio da Silva Franco, salientou que os organizadores de eventos precisam atentar para todos os detalhes do Minas Consciente. “É de extrema importância que haja uma lista de presença nos eventos, em que conste os dados dos convidados para que em caso de um possível surto, a Vigilância busque identificar, testar e rastrear os contatos dos casos positivos”.

Covid-19 na macrorregião

O Triângulo do Norte é formado por 27 municípios, dividido em três microrregiões de saúde: Uberlândia/Araguari, Patrocínio/Monte Carmelo e Ituiutaba. Conforme o painel de monitoramento dos casos da SES-MG, a macrorregião tem até o momento, 211.270 casos confirmados e 5.311 óbitos.

Quanto ao índice de vacinação, já foram aplicadas 2.199.291 doses, com cobertura da população de 12 anos ou mais em 95,53% para a primeira dose, e 88,77% dessa população com o esquema vacinal completo (segunda dose ou dose única) e foram 156.425 doses de reforço, segundo dados do vacinômetro estadual.

Autor: Lilian Cunha

Rolar para cima