Nessa quinta-feira, 18/6, o Comitê Macrorregional Sul Covid-19 realizou o 8º encontro de forma virtual que contou com a participação de superintendentes e servidores das Regionais de Saúde de Alfenas, Passos, Pouso Alegre e Varginha. Além de membros de gestões municipais, Polícia Militar, Defesa Civil, Bombeiros, Conselho das Secretarias Municipais de Saúde de MG (COSEMS) e Ministério Público.
“Os municípios estão aprimorando a testagem e estão diagnosticando mais casos. É importante frisar que os idosos, especialmente os que têm alguma comorbidade, requerem maior cuidado e isolamento. Por isso, vale lembrar, que os jovens que convivem com idosos, ao saírem de casa e se exporem, aumentam o risco de contaminação para os idosos. É importante estarmos atentos, também, em relação à ocupação de UTI’s, por isso estamos sempre orientando e acompanhando os municípios. Esse monitoramento é diário, pois um surto pode sobrecarregar o sistema de saúde. Os municípios precisam estar atentos e rever condutas sempre que necessário”, comenta o superintendente regional de saúde de Pouso Alegre Régis Kersul.
“Vemos uma contradição, pois à medida que o quadro se agrava, as pessoas, infelizmente, estão restringindo menos a circulação. Algumas por extrema necessidade, por vezes econômica, mas muitas por falta de consciência. É muito importante que as pessoas busquem se proteger, tendo a consciência de que o vírus pode sempre estar próximo e, por esse motivo, devem se resguardar”, complementa o promotor de justiça de Alfenas Fernando Magalhães Cruz.
Dentre as pautas abordadas, também, foram tratadas as adesões de municípios ao Plano Minas Consciente que estabelece a retomada gradual de atividades, considerando fatores econômicos e de saúde. Outros esclarecimentos sobre procedimentos eletivos e ambulatoriais nos municípios também foram debatidos.
Autor: Thayane Viana de Carvalho Lenzi