Controle de microorganismos multirresistentes é tema de capacitação em Uberlândia

Controle de microorganismos multirresistentes é tema de capacitação em Uberlândia

A coordenadoria de Vigilância Sanitária da Superintendência Regional de Saúde de Uberlândia (SRS) capacitou nesta segunda-feira (31/10) as equipes dos serviços de prevenção e controle de infecção hospitalar. O objetivo foi orientar sobre o manejo adequado com os microorganismos multirresistentes, reforçando o controle.

A capacitação teve como público alvo cerca de 50 profissionais enfermeiros e os representantes dos laboratórios de referência em bacteriologia e microbiologia.

“Discutimos as ações de prevenção e controle da disseminação das Infecções Relacionadas à Assistência em seus estabelecimentos (IRAS – ANVISA) de acordo com a SES-MG e a ANVISA” relatou a enfermeira e palestrante, Sebastiana Silva Sabino.

Na opinião do biólogo Paulo Roberto da Silva, coordenador da Visa de Patrocínio, a capacitação trará resultados positivos aos municípios participantes. “Precisamos aplicar os manejos de prevenção em nossas unidades para que estas infecções não ocorram. A troca de experiências e de conhecimentos com os outros municípios é um ganho muito grande nessas ações do nosso dia a dia”, afirmou Paulo.

Para Rosimeire Nunes da Costa, enfermeira da Santa Casa de Patrocínio a capacitação veio aperfeiçoar o conhecimento e alertar sobre essas bactérias. “Treinamentos como esse sobre o controle de infecções pelas bactérias multirresistentes são importantíssimos. Agora o intuito é multiplicar estes conhecimentos a toda equipe das nossas unidades” salientou Rosimeire.

O enfermeiro e fiscal sanitário da Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia, Carlos Augusto Carvalho, lembrou aos profissionais de saúde a necessidade de cuidados especiais para evitar as infecções hospitalares.

“A lavagem das mãos, a paramentação (utilização correta das roupas, principalmente quanto ao uso do jaleco em áreas externas das unidades) e os procedimentos de higiene em geral são importantíssimos para minimizar os riscos”, enfatizou Carvalho.

Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também nohttp://www.youtube.com/agenciaminasgerais

Autor: Cássio Machado – Ascom/SES


Rolar para cima