A fim de apoiar os municípios no fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) foi realizada, nos dias 09 e 10 de abril, reunião técnica com os coordenadores municipais da APS dos 53 municípios da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS Montes Claros).
Nesta reunião foram discutidos a implantação do e-SUS AB/SISAB, os indicadores do Programa Saúde em Casa e o monitoramento da implantação da linha guia de Atenção à Saúde do Hipertenso, Diabético e Doente Renal Crônico. Também houve a apresentação e discussão das atribuições do coordenador municipal da APS, em atenção à demanda dos secretários municipais de Saúde da região. Tais atribuições, depois de validadas pelos secretários e pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS), serão divulgadas como sugestão a todos os municípios da SRS Montes Claros.
A coordenadora do Núcleo de Atenção Primária à Saúde (NAPRIS) da SRS Montes Claros, Renata Fiúza Damasceno, falou sobre a importância da definição das atribuições do coordenador. “O fortalecimento do papel do coordenador municipal da APS é fundamental para melhoria do acesso e da qualidade da APS, visto que o mesmo, por meio da supervisão periódica das unidades básicas de saúde e do monitoramento e acompanhamento dos processos de trabalho das equipes de APS, poderá apoiar o Secretário Municipal de Saúde na gestão da APS”, avaliou.
O encontro também contou com a participação das geriatras do Centro Mais Vida de Referência em Assistência ao Idoso Eny Faria de Oliveira que falaram sobre o papel da APS na coordenação do cuidado ao idoso frágil. O objetivo foi qualificar os coordenadores da APS para que eles sejam multiplicadores dos conhecimentos para suas equipes de saúde da família, facilitando a identificação e o encaminhamento dos idosos frágeis ao Centro Mais Vida.
Para Franciele Antunes Costa, enfermeira e coordenadora da Atenção Primária à Saúde do município de Novorizonte, os participantes puderam trocar experiências e levar para sua região mais conhecimento, contribuindo para o bom desempenho das equipes. “A reunião foi muito proveitosa, com vários debates sobre o nosso conceito como profissional da APS e a implantação das linhas guias. É muito importante essa troca de experiência entre os profissionais e os municípios. Cada um tem sua história, sua dificuldade e também êxitos que são compartilhados e beneficiam o atendimento à população”, ressaltou.
Autor: Bia Fabrícia
