A Regional de Saúde de Diamantina concluiu, na manhã da última sexta-feira (12/2), a distribuição da terceira remessa de vacinas contra a covid-19 aos 34 municípios que integram a regional. Os imunobiológicos foram encaminhados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerias (SES-MG), no final da tarde de quarta-feira (10/2), por via aérea, sob os cuidados do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMG).
“Dessa vez, recebemos da SES-MG, um total de 6.400 doses da CoronaVac, já compreendendo a aplicação das doses 1 e 2, ou seja, vacinas suficientes para imunizar os idosos de 90 anos ou mais e outra parcela para profissionais da saúde”, explicou a coordenadora da vigilância em saúde da SRS-Diamantina, Mariana Cristina Rocha.
Mais uma vez a distribuição das vacinas contou com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), que realizou a escolta dos comboios de veículos rumo aos municípios, garantindo a segurança e a tranquilidade na rota de transporte.
Preparo das vacinas
De acordo com a referência técnica de imunização da regional, Carolina Di Pietro Carvalho, antes das doses serem liberadas aos municípios, um rigoroso processo de separação e acondicionamento é realizado pelos técnicos da Rede de Frio da Regional que garante a integridade dos imunobiológicos até chegarem às salas de vacina dos municípios.
“Os municípios deixam na regional as caixas térmicas com termômetro, equipamento indispensável para que a vacina seja transportada na temperatura preconizada pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), devendo ficar entre 2 a 8 graus Celsius. Essa etapa do processo é de suma importância para garantir a eficácia dos imunobiológicos”, esclareceu Carolina Di Pietro.
Autor: Ricardo Maciel