A Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares (SRS-GV) sediou no último sábado (22-10) a segunda etapa de aulas presenciais do Curso Nacional de Qualificação de Gestores do SUS II (CNQGS), desenvolvido pelo Ministério da Saúde, através da ENSP/Fiocruz, com o apoio do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS). No Estado o curso é coordenado pela Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG) e tem o objetivo é proporcionar o desenvolvimento de capacidades para a gestão dos diferentes níveis do SUS, referenciada na regionalização da atenção á Saúde.
Estão sendo abordados durante o curso temas como os Fundamentos do SUS; Gestão de Atenção à Saúde; Gestão das Vigilância em Saúde; Gestão da Promoção da Saúde e Funções dos Gestores e seus Instrumentos.
Segundo o tutor João Paulo Ache, o segundo momento presencial é uma tentativa de resgatar uma série de reflexões dos participantes que mais se destacaram no debate virtual desde o início do Curso em Julho. “Nós tutores estamos muito animados com esta proposta principalmente pelo que este Curso oferece de reflexão, crítica e propostas de inovação em função da otimização dos mecanismos de gestão do SUS”, avaliou.
Na abertura oficial, o coordenador de Gestão da SRS-GV, Narcélio Alves Costa, na oportunidade representando o superintendente Regional de Saúde, Augusto Barbosa, manifestou o apoio da Regional às ações de educação em Saúde. ” A SRS-GV se sente muito honrada em receber os participantes do Curso por sabermos da importância que é a qualificação dos profissionais de saúde”, afirmou.
Já o presidente do COSEMS Regional e secretário Municipal de Saúde e Meio Ambiente de Engenheiro Caldas, Edson Alves de Oliveira, destacou a necessidade permanente de qualificação dos gestores.”O COSEMS apóia esta iniciativa porque sabemos que é muito intensa a rotatividade de gestores municipais e os novos chegam, entram sem saber nada do SUS, sistema que a cada dia se torna mais complexo”, disse.
Fechando a abertura, a secretária adjunta de Saúde de Governador Valadares, Kátia Diniz, concordou com a posição do presidente do COSEMS. ”Agradecemos à ESP-MG por mais esta qualificação, que vem fortalecer a gestão estratégica da saúde”.
Os gestores participaram em seguida de uma roda de conversa que contou com a participação especial do Assessor para Assuntos de Descentralização e Regionalização da Saúde da SES-MG, Fernando Antônio Gomes Leles, que debateu os questionamentos levantados pelos alunos e enfatizou também a importância da qualificação. “O CNQGS vem somar-se aos esforços da SES/MG, em parceria com o COSEMS, a ENSP e a ESP-MG, de qualificação do sistema estadual de saúde. Conforme se pode observar, os países mais bem sucedidos na gestão pública são aqueles que se orientam por objetivos claramente pactuados com a sociedade e focam os principais esforços na consecução destes resultados. Para isso, construíram uma gestão cooperativa, participativa e transparente, além de promover a profissionalização do corpo funcional e a meritocracia. No caso da saúde isso se torna ainda mais necessário devido a sua complexidade’, afirmou Leles reafirmou ainda, o papel fundamental da Saúde Estadual na formação dos gestores. “Ao longo dos últimos anos, a SES vem ofertando, em parceria com diversas instituições, ações de educação articuladas com as necessidades da saúde, buscando transformar as realidades e práticas. Podemos considerar como principais, o Plano Diretor da Atenção Primária à Saúde – PDAPS, várias especializações, como Gestão Hospitalar, Vigilância em Saúde e Direito Sanitário, as oficinas das diversas redes temáticas, além dos cursos disponibilizados via Canal Minas Saúde, como o Gestão da Clínica, Classificação de Risco em Urgência e Emergência e o Curso de Gestão Microrregional, cujo foco é exatamente ampliar a qualificação dos gestores e promover a integração nas regiões’, acrescentou.
Avaliação
A coordenadora de Epidemiologia da SRS-GV, Nádia Pinheiro Ali, classificou positivamente o Curso. “Esta qualificação está propiciando momentos de estudo e atualização, através de uma revisão e releitura dos fundamentos do SUS, além do suporte de um material didático riquíssimo elaborado pela ENSP/Fiocruz. Assim, podemos sair um pouco do tarefismo diário e refletir como planejar melhor as ações de saúde, com maior resolutividade”, disse.
Por sua vez a enfermeira de Tarumirim, Maiara Ribeiro Soares, também expressou a importância do evento. ”Muitos dos problemas como a má administração, falta de territorialização e regionalização na saúde, entre outros, se devem à falta de capacitação e informação dos gestores. Esta capacitação vem na hora certa, para orientar e reorganizar a gestão”, finalizou.
Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também nohttp://www.youtube.com/agenciaminasgerais
Autor: Frederico Bussinger