A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) recebeu entre os dias 30/11 e 02/12 o curso “Comunicação e Redação Científica”, que contou com a participação de trabalhadores de várias instituições do Sistema Único de Saúde (SUS) Estadual, como a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, (SES-MG), Fundação Ezequiel Dias (Funed), Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig) e também da Escola.
As aulas foram ministradas pela coordenadora de Comunicação Científica em Saúde da Biblioteca Virtual em Saúde (BIREME), ligada a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Pan-americana da Saúde (OPAS), doutora Lilian Caló.
No conteúdo do curso, vários aspectos e fundamentos da Comunicação Cientifica foram abordados como, acesso aberto, estrutura do artigo científico, autoria e coautoria e escolha do periódico para possível publicação.
De acordo com a facilitadora, o curso visa capacitar os trabalhadores na produção de artigos e apresentações em Congressos qualificando a produção científica da Instituição. “Focamos diversos pontos específicos de comunicação e redação científica que podem ser aplicados nas atividades profissionais dos servidores”, ressaltou.
Entre os alunos, nove servidores da ESP-MG de diversos setores participaram da atividade. O Núcleo Atenção Primária de Vigilância em Saúde (NAPVS) destacou que as aulas contribuíram muito para ampliar o conhecimento sobre a comunicação científica, o fluxo desta comunicação nos meios impressos e online, as características dos artigos científicos, bem como os aspectos éticos envolvidos na publicação científica.
Já o servidor da Hemominas e organizador da capacitação, Daniel Chaves, reforçou o desejo de publicar os dados gerados por pesquisas desenvolvidas no Sistema Estadual de Saúde. “Os alunos que participaram, de diversas áreas do conhecimento, têm agora uma visão mais ampla sobre o processo de escrita e publicação de artigos científicos. Cursos como esse deveriam ser repetidos com frequência para que mais e mais servidores possam colaborar para a produção de conteúdo com qualidade no estado de Minas Gerais”, afirmou.
A Professora
Lilian Nassi Calò é bacharel em Química, doutora em Bioquímica e possui três Pós-Doutorados. Atualmente é gerente da área de Produção de Fontes de Informação da BIREME/OPAS/OMS.
Autor: Ricarda Caiafa